Quando analisamos filmes que retratam realidade de abandono do mundo pelo ser humano, imediatamente o ''Por que?'' urge em nossos pensamentos; por que a população deixaria chegar a esse ponto?! (Evite esse tipo de construção) Bem exemplificado no filme de animação, da Walt Disney, ''Wall-e'' cujo retrata o descaso da sociedade perante a destruição do Planeta, fugindo para viver em outro Globo em vez de cuidar da Terra. Em nossa realidade, lutamos contra uma pandemia e a discussão acerca do descaso com a saúde em prol do benefício próprio ficou alta em 2020. Neste sentido, a falta de conscientização popular e a desigualdade social se tornam predominantes (Muito bem. Formulou a tese) nesse lamentável cenário. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, pode se analisar a indiferença da população com os cuidados e restrições em aglomerações, já que há um vírus chamado covid-19, do qual é transmitido por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca, onde essas gotículas residem em superfícies e objetos. O nível de contaminação se tornou alto e ocorreu urgência de isolamento imediato devido à grande massa contaminada e pelo número de óbitos. Apesar disso, a população começou a não respeitar os limites, exigidos pelo governo, frequentando lugares lotados, como: bares, casas de festas e eventos para mais de 10 pessoas e sem devida proteção. O site do G1, (Sem vírgula) mostrou em 2021, que o país contabilizou mais de 200 mil mortos desde o início da pandemia. Nessa ótica, é notável a problemática onde não há empatia com o próximo (Vírgula) além da crença ''não vai acontecer comigo''. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, surgiu uma crise econômica atrelada à chegada do vírus, da qual foi necessário fechamento do comércio e de lugares não essenciais para evitar aglomerações. A crise atingiu a todos, e a exigência de reabertura foi imposta, principalmente, pelos empresários e donos de estabelecimentos que não estavam lucrando com o ''lockdown''. Isso causou a morte de diversos funcionários, de diversas áreas, pois o patrão impôs que permaneceriam trabalhando. Uma pesquisa analisada pelo G1, apontou que funcionários de frigoríficos têm três vezes mais chance de contrair o vírus. Por meio desta análise, é percebido a desigualdade social, na qual os proprietários exigem que seus contratados corram riscos para não perder o lucro normalmente gerado. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, entende-se a necessidade de frear o aumento da contaminação e o direito a saúde a todos os níveis econômicos. Para tanto a prefeitura (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com o governo estadual, devem enviar a segurança pública para as ruas (Vírgula) a fim de manter as cidades sem aglomerações e conscientizar as pessoas divulgando todas as informações de óbitos e como os sintomas agem no contaminado; bem como a solução da desigualdade, implantar multas mais severas a estabelecimentos que não obedecerem as normas e limites de tempo de trabalho estipulados pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, será possível cuidar de quem amamos e viver por mais tempo em nosso mundo (Cuidado com clichês).
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |