Vidas em risco e egoísmo presente - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 06/03/2021

Status:

Corrigida
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Quando analisamos filmes que retratam realidade de abandono do mundo pelo ser humano, imediatamente o ''Por que?'' urge em nossos pensamentos; por que a população deixaria chegar a esse ponto?!  (Evite esse tipo de construção) Bem exemplificado no filme de animação, da Walt Disney, ''Wall-e'' cujo retrata o descaso da sociedade perante a destruição do Planeta, fugindo para viver em outro Globo em vez de cuidar da Terra. Em nossa realidade, lutamos contra uma pandemia e a discussão acerca do descaso com a saúde em prol do benefício próprio ficou alta em 2020. Neste sentido, a falta de conscientização popular e a desigualdade social se tornam predominantes (Muito bem. Formulou a tese) nesse lamentável cenário. (Melhore a contextualização do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, pode se analisar a indiferença da população com os cuidados e restrições em aglomerações, já que há um vírus chamado covid-19, do qual é transmitido por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca, onde essas gotículas residem em superfícies e objetos. O nível de contaminação se tornou alto e ocorreu urgência de isolamento imediato devido à grande massa contaminada e pelo número de óbitos. Apesar disso, a população começou a não respeitar os limites, exigidos pelo governo, frequentando lugares lotados, como: bares, casas de festas e eventos para mais de 10 pessoas e sem devida proteção. O site do G1, (Sem vírgula) mostrou em 2021, que o país contabilizou mais de 200 mil mortos desde o início da pandemia. Nessa ótica, é notável a problemática onde não há empatia com o próximo (Vírgula) além da crença ''não vai acontecer comigo''. (Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, surgiu uma crise econômica atrelada à chegada do vírus, da qual foi necessário fechamento do comércio e de lugares não essenciais para evitar aglomerações. A crise atingiu a todos, e a exigência de reabertura foi imposta, principalmente, pelos empresários e donos de estabelecimentos que não estavam lucrando com o ''lockdown''. Isso causou a morte de diversos funcionários, de diversas áreas, pois o patrão impôs que permaneceriam trabalhando. Uma pesquisa analisada pelo G1, apontou que funcionários de frigoríficos têm três vezes mais chance de contrair o vírus. Por meio desta análise, é percebido a desigualdade social, na qual os proprietários exigem que seus contratados corram riscos para não perder o lucro normalmente gerado. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, entende-se a necessidade de frear o aumento da contaminação e o direito a saúde a todos os níveis econômicos. Para tanto a prefeitura (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com o governo estadual, devem enviar a segurança pública para as ruas (Vírgula) a fim de manter as cidades sem aglomerações e conscientizar as pessoas divulgando todas as informações de óbitos e como os sintomas agem no contaminado; bem como a solução da desigualdade, implantar multas mais severas a estabelecimentos que não obedecerem as normas e limites de tempo de trabalho estipulados pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, será possível cuidar de quem amamos e viver por mais tempo em nosso mundo (Cuidado com clichês)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200