redação 1 - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 10/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Comenta-se com frequência a respeito do isolamento social e do seu impacto na sociedade como um todo. Segundo a Constituição federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Todavia, com o aumento dos casos e a realidade escancarada, há quem duvide da eficiência do distanciamento. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Ao analisar algumas metrópoles verifica-se que há a fixação das medidas protectivas protetivas, bem como consequência do burlamento das mesmas, a implantação de multas e possíveis restrições. Observamos (Vírgula) também, a ineficiência caso não haja uma abordagem segura e uma escolta em prol da limitação da transmissão. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em consequência do descaso de alguns municípios, é incrementado um isolamento ainda mais persuasivo e rigoroso, como é destacado na pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Outro factor  fator existente é a falta de empatia gerada pelos inúmeros grupos sociais, grandes causadores de aglomeração e proliferação em massa do vírus. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, é necessário levar em conta que sem restrições mais severas, (Sem vírgula) essa guerra se tornará impossível e sem eficiência. Tendo em vista esses pontos, seria imprescindível a utilização de canais para ter uma melhor rede de informação e o monitoramento constante e eficiência para a melhoria, de pelo menos, 50% dos casos. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200