O Covid-19 se espalhou pelo mundo rapidamente, e a epidemia (Vírgula) que se iniciou em uma cidade chinesa, logo se transformou em uma pandemia global. O vírus afetou cada país de uma maneira diferente, embora todos tenham passado por problemas em diversas áreas, principalmente na saúde e na economia, alguns países foram mais afetados do que outros. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.", portanto, todos, sem exceção, têm direito à alimentação, saúde e trabalho. Entretanto a situação de desemprego no Brasil aumentou de forma absurda após o início da pandemia, enquanto diferentes governantes entravam em conflito sobre qual era a prioridade do Brasil, saúde ou economia. De acordo com uma pesquisa científica publicada na revista Plos One, para reduzir casos de infestação com o vírus, (Sem vírgula) deve ocorrer isolamento social não só em um local específico (Vírgula) mas nos que estão aos arredores também, comprovando que a divergência de opiniões entre governantes afetou de forma direta a crise na saúde que o Brasil está enfrentando, pois cada região adquiriu uma forma para lidar com a pandemia, algumas aderindo o isolamento social de forma rigorosa, e outras não, sem entrar em consenso. (Delimite as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil, além da crise na saúde, emergiu também uma crise econômica, milhões de brasileiros perderam seus empregos devido ao isolamento social que afetou de maneira negativa a economia do país e obrigou o corte de gastos de empresas e a falência de estabelecimentos, pois se o povo não está na rua para comprar diversos artigos e estabelecimentos são impedidos de funcionarem, a economia entra em decadência. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, grande parte da população está insatisfeita (Vírgula) pois além de muitas vezes não poder trabalhar devido aos estabelecimentos estarem fechados, ou terem perdido seus empregos, se deparam com uma crise na saúde embora tenha se instalado no país uma crise econômica decorrente de medidas tomadas justamente para que a saúde não fosse defasada. Cabe ao Ministério de Saúde e ao Ministério da economia do Brasil (Muito bem. Apresentou o agente), em conjunto às autoridades do país, tomarem medidas de segurança eficazes em combate ao Covid-19 e também à crise econômica. Havendo estudado as medidas e entrado em consenso sobre elas, deve haver a fiscalização e orientação nas ruas para que essas medidas funcionem e o povo possa ver o fim da crise da saúde e possa lidar com a crise econômica.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |