Em meio a pandemia do covid-19, governos e população enfrentam um dilema: lockdown ou não? Alguns dizem que o Brasil não pode parar e que devem-se se devem abrir até os serviços não-essenciais, outros preferem ficar em casa e só sair em casos extremamente necessários, seja para preservar a própria saúde e a dos que moram consigo, seja para não piorar o estado decadente do sistema sanitário nacional. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Quanto maior o índice de isolamento social, menor o índice de transmissão do vírus, logo, menos infectados. Quanto menos infectados, maior abertura para fazer o que estávamos acostumados no pré-pandemia. O problema é que levaria tempo para a transmissão cair, e o povo é imediato. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A economia logicamente será afetada neste período de pandemia e não só no Brasil. Como manda o prefixo "pan", o mundo todo está sofrendo as consequências da diminuição da produção, da queda do poder aquisitivo da população entre outros efeitos do vírus, então o mundo todo tem que se aliar para combater o novo coronavírus. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Assim, é necessário que os governos (Muito bem. Apresentou o agente) façam seu trabalho e tomem decisões para o benefício do povo, tenham firmeza e fiscalizem o distanciamento. É preciso também que as pessoas tenham consciência de que o isolamento pode ser indesejado, afinal, somos seres sociais, mas, unidos, tudo passará mais rápido. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto, tendo em vista que a abordagem está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |