No filme “Maze Runner”, um grupo de jovens está isolado por um labirinto, por isso eles não têm qualquer contato ou forma de comunicação com o resto do mundo. Porém eles não estão sozinhos: há vários monstros denominados Verdugos no labirinto. A difícil missão de encontrar a saída é dada a alguns jovens, estes chamados de "Corredores", os quais muitas vezes morrem no labirinto, por que porque não conseguem voltar e acabam sendo pegos pelos Verdugos. Fora da ficção, seria pueril e inegável dizer que não vivemos em uma realidade análoga a do filme, pois é fato que a sociedade está tênue, não só por conta da focalização simultânea entre os eixos sociais da saúde e da economia, mas também pelo débil acesso por grande parte da população à informação mediante os meios de comunicação de massa, por meio dos quais a prática da conscientização acerca do isolamento retumba para todos as pessoas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese. No entanto, sugiro que faça um parágrafo de introdução "menor")
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale por em pauta o fato preocupante do exponencial fechamento do comércio lojista. Prova disso são os dados divulgados pela CNC (Confederação Nacional de Serviços e Turismo), os quais apontam o fechamento de 75 mil estabelecimentos comerciais no Brasil em 2020. Assim, fica claro a decisão sã e racional dos comerciantes ao preferirem a saúde em vez da economia, muito embora esse seja um comportamento tóxico, pelo fato de gerar um encadeamento visceral de problemas no que tange o empobrecimento da população e o desenvolvimento econômico do país (Melhore a construção dessa discussão). Dessa forma, fica claro o árduo ato de mediar entre saúde e capital. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale enfatizar também que a necessidade do homem em ser nutrido pela informação não é de hoje: já na Roma antiga foi criada a Acta Diurna, jornal da época cujo principal objetivo era a promoção pessoal de Júlio Cesar. Já nos dias atuais, a notícia tem uma gama imensa de outros fins, dentre os quais está o alerta da conscientização da população com relação ao isolamento, o qual tem como fim a conservação da saúde dos brasileiros. Sendo assim, é de suma importância que as pessoas, das diversas camadas sócias, tenham acesso adequado aos meios de comunicação (rádio, teve, aparelhos eletrônicos) pelos quais perpassam o imprescindível discurso da conscientização. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante desse contexto, é imprescindível a adesão de ações que solucionem o problema em questão. Cabe ao Estado (Muito bem. Apresentou o agente),em conjunto com o Ministério da Economia e o Ministério da Tecnologia (Vírgula) auxiliar economicamente e tecnologicamente a população por meio da liberação de verbas do Banco Central, a fim de disseminar a conscientização acerca do isolamento social por intermédio dos meios de comunicação de massa. Somente assim conseguiremos sair desse labirinto no qual a sociedade se encontra submersa.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |