Saúde ou Dinheiro? - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 18/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus. Máscara, álcool em gel, isolamento social, lockdown, auxílio emergencial... (Uso inadequado da pontuação) tudo consequente do surto. No Brasil, além disso, também há a crise financeira e a alta taxa de desemprego, que só piorararm, levando a população, especialmente os comerciantes e empresários, a revoltas e manifestações. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Sabe-se que o isolamento social é muito importante para contermos a transmissão do vírus, não à toa foi adotado por muitos países e algumas cidades brasileiras. Porém, é muito difícil que ele seja implantado em todo o território nacional, já que o Brasil é um país bastante extenso, com muita desigualdade social e financeira, além da crise e do desemprego. (Argumentação limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Muitas pessoas não podem simplesmente parar de trabalhar e ficar em casa, pois precisam de dinheiro para sobreviverem. O comércio e outras atividades econômicas, como o turismo, também não podem ficar parados por conta da crise financeira que assola nosso país. (Argumentação limitada) 

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Ou seja, é necessária a implantação do isolamento social, sem deixar que isso atinja fortemente a economia ou permitir que famílias morram de fome. Os governos federal e estaduais (Muito bem. Apresentou o agente), em conjunto com o Ministério e as Secretarias Estaduais da Saúde, devem promover campanhas para o isolamento através de propagandas na televisão aberta e nas redes sociais, para conscientizar a população. Ao mesmo tempo, o governo federal e o Ministério da Economia, (Sem vírgula) precisam auxiliar economicamente famílias que passam necessidade, pequenos empresários e comerciantes, através de campanhas como o auxílio emergencial, para que não passem fome ou cheguem à falência. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200