A mediação da economia com o isolamento social - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 04/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir do século XX, com a ascensão da globalização, o mundo inteiro tornou-se interligado por meio da economia mundial ou então pela facilidade de deslocamento de pessoas. Hodiernamente com o advento da pandemia causada pelo vírus Covid-19, foi necessário realizar o isolamento social como forma de prevenção para a doença. Entretanto, a prática do afastamento social origina déficit nas finanças em vista da atual crise brasileira, dificultando (Vírgula) assim, a conscientização da população perante as normas ideais de precaução da enfermidade. (Formule a tese com mais clareza) 

(Melhore a estratégia coesiva) A Organização Mundial da Saúde estabeleceu no início de 2020 medidas adaptativas ao combate do coronavírus, sendo uma delas, a isolação o isolamento coletivo. Todavia, essa prática contrapõe o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o qual assegura que todo cidadão tem direito ao trabalho e a livre escolha de emprego em condições justas de exercê-lo. Desta forma, uma parte significativa da sociedade não atende as normas estabelecidas (Vírgula) visto que necessitam do trabalho para seu sustento. Além disso, o auxílio emergencial recebido pelo governo federal é de valor muito desprezível e as consecutivas altas nos preços do mercado financeiro, a exemplo do dólar e do petróleo, causam descrença econômica no país. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, segundo pesquisas realizadas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Texas, denota-se que nas cidades em que houve o procedimento eficaz da isolação populacional, além de preservar milhares de vidas, as economias reagiram da mesma forma que nas cidades que adotaram métodos errôneos, entendendo-se (Vírgula) assim, que é acertadamente mais vantajoso para os setores da economia e da saúde implantar o isolamento em casa. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) A partir do que foi citado, conclui-se que as medidas estabelecidas pela OMS são vantajosas e necessitam ser aplicadas de forma eficaz urgentemente. Deste modo, o governo federal (Vírgula) juntamente com os estados e municípios (Vírgula) devem (Muito bem. Apresentou o agente) aprimorar o isolamento social buscando mediar-se com a economia, por meio de verbas para sustento dos trabalhadores e cursos gratuitos de Home office para a especialização e inovação dos mesmos. Além disso, deve-se criar recompensas para as cidades que conseguirem planejar um sistema de controle adequado, gerando motivação para os cidadãos respeitarem o projeto. Somente assim, o planejamento do isolamento social irá ser posto em pratica perfeitamente.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200