As dificuldades de conscientização acerca do isolamento social no Brasil - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 13/03/2021

Status:

Corrigida
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Está óbvio que o governo brasileiro não soube lidar com a pandemia quando ela iniciou, ao invés de terem feito uma quarentena estritamente rígida, assim como os países da Inglaterra e Itália, preferiram ficar entre uma disputa política entre o presidente, Bolsonaro, e o governador de São Paulo, João Dória, além de que as medidas que decidiram tomar para conter o vírus não obtiveram nenhum resultado. Com isso, hoje o Brasil é o epicentro da pandemia, batendo o recorde de mortes em 24 horas. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Desde o início da pandemia, o presidente tem se referido ao vírus como uma “gripezinha”, em suas coletivas ele aparece sem máscara ao redor de várias pessoas e (Vírgula) ademais, rejeitou termos no qual haveria vacinas para a população (Melhore a construção dessa ideia). Então, está evidente que é necessário se questionar a respeito dos feitos do presidente para acabar com a pandemia no país (Reestruture essa discussão). Além disso, a economia se torna cada vez mais afetada pelo covid, seja pelas questões das restrições ou pela crise que o país vem enfrentado há muitos anos. A pandemia no Brasil só vai diminuir quando os brasileiros não tiverem nenhum local público que possam ir e se encontrar com outras pessoas, como bar, restaurantes, até mesmo lojas, principalmente com a existência da nova variante, é necessário contê-la para que não se espalhe para além do Brasil, nem para surgir novas mutações. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, é necessário apontar que o Brasil, depois do feriado de Carnaval, está cada dia com mais de mil mortes por dia. O que é estranho, pois o evento havia sido cancelado, então como isso pode acontecer? É simples, a falta de medidas eficazes do governo deixou as pessoas brasileiras, que mostram não estar nem um pouco conscientes com a pandemia, festejarem e viajarem (Reestruture essa discussão). Logo, adotar cores e fazer coletivas de imprensa falando evidências que todos estão vendo a respeito do vírus, (Sem vírgula) não fará ele sumir, muito menos conscientizar a população. O que precisamos é de vacinação, mas parece que essa dádiva não chegará tão cedo a toda a população. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Concluindo, é extremamente necessário que o governo executivo declare (Muito bem. Apresentou o agente) “lockdown” rígido no Brasil, com praias e todos os lugares públicos fechados, até mesmo mercados, assim como foi feito na Inglaterra, é necessário, também, a inserção de policiais nas ruas para aplicar multas às pessoas que se encontram em locais públicos aglomerados, que por um tempo deveriam ser fechados, até o número de casos diminuírem. Ademais, é necessário que as pessoas se conscientizem, por meio de propagandas na televisão, de se vacinarem quando tiverem a oportunidade e relevar questões políticas. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200