[Sem título] - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 14/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diversas medidas foram implantadas no ano de 2020 com o objetivo de evitar a propagação e o avanço do Corona Vírus coronavírus pelo mundo, tal como o isolamento social. No Brasil, país com alto índice de desemprego e grave crise econômica, entretanto, essas medidas não foram estritamente respeitadas por grande parte da população. Porém, fatores como a saúde coletiva e a divulgação de dados que comprovem a eficácia do isolamento podem ser determinantes para fazer com que a população, mesmo em um cenário de crise do setor financeiro, respeite o isolamento social e as medidas restritivas para conter o avanço do Covid-19. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale destacar a importância da manutenção da saúde para a manutenção de qualquer outro setor. Essa relação de dependência direta comprova-se principalmente ao ser analisada em um cenário de pandemia, pois é evidente que a contaminação de grande parcela da população pelo novo corona vírus impacta negativamente o setor financeiro do país, uma vez que a grande parcela contaminada não deve exercer atividade remunerada. Dessa forma, mostra-se equivocada a ideia de violar as medidas restritivas impostas para evitar a crise econômica, quando essa violação pode, consequentemente, agravar a crise. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é grande o número de pessoas que, por não ter conhecimento da eficácia de medidas restritivas como o isolamento social, optam por violá-las. O episódio conhecido como Revolta da Vacina, ocorrido no período oligárquico, em que muitas pessoas foram contra a vacinação para conter a varíola, confirma como a falta de informações necessárias leva a população a estigmatizar e a rejeitar medidas benéficas. Nesse contexto, torna-se evidente a necessidade da divulgação em massa de dados que comprovem a eficiência do isolamento social no combate ao vírus. (A abordagem do tema está tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Diante dessa realidade, medidas que objetivam conscientizar a população a manter o isolamento mesmo em momentos de crise se fazem necessárias. É preciso que o governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde, (Muito bem. Apresentou o agente) divulgue, através das mídias e veículos de comunicação, dados que comprovem a eficácia de se manter o isolamento social e as demais medidas restritivas. Aliado a isso, é preciso que a população em geral respeite as medidas impostas para conter o avanço do vírus, saindo de casa quando necessário e com o uso de máscara. Dessa forma, garantiremos uma sociedade mais conscientizada e segura do vírus responsável por tantas mortes. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Cuidado com uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200