É cientificamente comprovado que o ser humano é socializável. Quando há algo que coloca em risco esse fator é sempre visto como dificuldade para alguns. É o caso do isolamento social imposto pela Covid-19, doença infecciosa cujo o único tratamento é não ter contato com outras pessoas. Esse fato causa grande discordância entre a população, sendo defendida por uns e atacada por outros. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) O argumento usado e comprovado por aqueles que defendem o isolamento é de que esse é o que possui maior eficácia contra casos e mortes e que se não aplicado em conjunto com outras cidades ou de forma rígida igualmente para todos os cidadãos não possui nenhum efeito, sendo o fechamento de atividades não essenciais necessário. Todavia, deve-se salientar que a quarentena é o método usado muito antes da pandemia que acontece agora, sendo feita desde a peste bubônica que assolou a Europa no século XIV. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, há aqueles que discordam dessa postura, em sua maioria dizendo que o fechamento de algumas atividades gerará impactos negativos em seus negócios e na economia, de fato que a pandemia obrigou vários empresários fecharem seus negócios e tirou de casa aqueles que não tinham condições financeiras básicas. Em virtude do que foi colocado anteriormente, a crise foi agravada com uma tempestade de notícias falsas e pessimismo em relação aos métodos cientificamente comprovados, comprometendo ainda mais a doença. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Nota-se que o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) deve criar medidas de apoio por meio de auxílios financeiros para aqueles que dependem da rua ou de atividades não essenciais para viver e sustentar seus entes, para que assim diminua os motivos para se sair de casa. Junto com o que foi apresentado anteriormente, o endurecimento de regras é primordial para um isolamento social eficaz, explicando como o método funciona e deve ser exercido. Desse modo, poderemos conscientizar a população e sair dessa crise retornando à normalidade. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |