como conscientizar a população acerta do isolamento social em meio a crise economica? - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 24/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O isolamento social é o ato de se isolar de forma voluntária ou não da sociedade. Atualmente estamos passando por uma grande e devastadora pandemia. Em meio a uma crise econômica a população não está acostumada a tantas restrições na sua rotina. Mudanças no meio de transporte, trabalho, nas ruas e na forma de se relacionarem com as pessoas que estão ao seu redor. (Reestruture as discussões e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em meio disso, a economia de um país pode ser drasticamente abalada. Sendo assim, levar a graves problemas com a população e a maneira de como todos iram  irão reagir. De acordo com dos mais famosos sites de informação “G1”, um dos setores que mais sofre uma pandemia (Vírgula) sendo ela voluntária ou não (Vírgula) é o turismo, onde uma cidade ou estado adota determinadas medidas de segurança para combater a uma doença e acaba acarretando vários problemas (Vírgula) podendo ser um deles a quebra na economia desses países ou estados (Vírgula) e não só eles podem sofrer com determinadas restrições. (Melhore a construção de sentido. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, a população pode ser uma das mais afetadas com essas restrições. Uma rotina diferenciada da que estão aptos a vivenciar pode levar a graves problemas psicológicos, crises no trabalho ou familiares. Acostumados a passarem seus dias super cheios, agendas lotadas de trabalho, estudos, passar um tempo com a família, filhos, e de uma hora pra outra tudo isso ter que mudar é um mal a todos (Reestruture essas discussões. Abordagem limitada). Nem todos seguem aos pedidos, acabam se deixando levar e desrespeitam as regras declaradas, um risco que pode ser fatal não só para quem as descumprir, mas para todos que estão ao seu redor. (Abordagem limitada do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) Visto que, (Sem vírgula) o isolamento social pode não afetar unicamente a economia de um estado ou país. Logo as medidas que podem ser tomadas para uma população seguir as regras declaradas pelo governo é a conscientização da população sobre a gravidade dos problemas que estão a serem tratados/enfrentados. Medidas rígidas e duras por mais indesejadas que possam ser podem contribuir para o enfrentamento dessa situação. Seguir as normas como pedidas podem diminuir a durabilidade do isolamento e ajudar para que a economia posso se reestabelecer com mais rapidez e todos voltarem a suas atividades. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200