Isolamento e economia - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 21/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente o Brasil e o mundo vêm passando por grandes desafios, talvez um dos maiores (Reestruture essa discussão). Trata-se de uma doença, a Covid-19, que surgiu tomando conta do mundo, pós  por se tornar uma pandemia. Ela começou há pouco mais de um ano, rapidamente se espalhou e devastou vários países trazendo mortes e sofrimentos para muitos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) A Covid-19 é um vírus que surgiu na cidade de Wuham, na China, e não demorou veio para o Brasil e trouxe mudanças na vida de cada um parecendo impossível de se adaptar, um deles é o isolamento social e o outro é a crise econômica. (Não compreende a estrutura do texto)

(Reveja o conectivo mais adequado) Entretanto foi necessária uma grande mudança de comportamento das pessoas, sendo o isolamento social o que mais se destaca, pois imagina o que é conscientizar milhares de pessoas a ficarem dentro de suas casas, isso de uma hora para outra, além do uso obrigatório de máscaras e a necessidade de higienização das mãos com mais frequência. Esses cuidados são necessários para evitar a disseminação do vírus, porém até os dias de hoje muitos ainda ignoram, mesmo sabendo da gravidade. (Abordagem superficial do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) Sabe-se que a doença trás  traz vários outros problemas, um deles é a piora na crise econômica que já vinha sofrendo com inflações, absurdas. Contudo, em função das medidas restritivas, fica impossível fazer com que o capital de giro se movimente. Sabendo que comer, beber, vestir e o entretenimento faz o dinheiro circular mesmo porque sem mesmo tudo se torna inviável. (Problemas na construção de sentido) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto é preciso continuar, e fazer com que esta nação se conscientize o quão importante é respeitar e não ignorar esta doença que é tão letal. É necessário que os meios de comunicação como YouTube com seus influenciadores se prontifiquem no engajamento desta causa (Vírgula) a fim afim de passar mais informações em tempo real. É preciso, também, que os governantes mudem suas posturas, deixando de ser negacionista perante a crise, assim como fazer com que o auxílio emergencial passe a ser uma cesta básica para que pessoas mal-intencionadas não gaste o dinheiro para outros fins. Com isto, é possível amenizar um pouco esta fase e acreditar que tudo vai melhorar um e a vida voltará a ser pelo menos parecida com a de antes.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200