Isolamento social democrático contra o Covid-19 - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 23/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A pandemia do Covid-19 agravou problemas que há tempos cercam os brasileiros. Áreas como o turismo e os trabalhadores autônomos foram deveras afetadas pela ausência do tráfego de pessoas, o que gera aumentos nos índices de desemprego e fome. Entretanto o isolamento social é a maneira mais eficiente encontrada pelos agentes governamentais e da saúde para a diminuição na propagação da Covid, cria-se (Vírgula) assim, um paradoxo entre a saúde pública e o bem econômico do país. (Bom parágrafo de introdução) 

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise é importante ressaltar o impacto econômico do isolamento social para grande parcela dos brasileiros. Segundo último senso do IBGE (Desenvolva a sigla), os informais representam 40,6% do total de trabalhadores ocupados no país, nessa taxa está contido os autônomos (Vírgula) oque  os que dependiam da venda em ruas para seu sustento básico. Ao adotar o isolamento social e as medidas restritivas esses micro-empreendedores passam a fazer parte do índice de desemprego do Brasil, o qual, de acordo com o site "G1.Globo" foi de 13.3% no ano de 2020, o maior desde o ano de 2012. (Boa discussões. Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imprescindível destacar o valor do isolamento social para a não proliferação do Covid-19. Baseado em pesquisas, como o estudo da Unicamp em parceria com a Universidade do Texas, é possível observar os efeitos de diminuição no número de casos e também de mortes por Covid em cidades que aderem ao isolamento social de forma severa. Dessa forma, envoltos por um vírus desconhecido e altamente letal as medidas restritivas tornam-se necessárias para um melhor desempenho do Brasil no combate ao Covid-19. (Explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de manter os protocolos de segurança contra a Covid, e minimizar os impactos econômicos no Brasil, o governo federal, em parceria com os agentes estaduais e municipais, (Boa. Apresentou o agente) deve criar mecanismos de substituição de renda para a parcela da população pdesempregada graças ao Covid-19. Isso será feito na forma de subsídio salarial ou seguro desemprego, de modo a garantir uma certa estabilidade financeira para os necessitados e fazendo com que todos tenham a oportunidade de manter-se se manter em casa com segurança e dignidade. 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200