Ordem e Progresso. Esses são os dizeres presentes na bandeira do Brasil – símbolo máximo do Estado democrático nacional. Apesar de tal disposição, percebe-se que a falta de conscientização sobre o isolamento social em meio a pandemia do coronavírus contraria a afirmação do signa no cenário hodierno, pois sua existência nada mais é que do que frutos de ações desordenadas e primitivas. Sob tal perspectiva, convém debater acerca dos impasses que impedem a resolução da questão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário frisar que a falta de políticas públicas é a causa latente do problema. Nesse viés, o político americano Abraham Lincoln, (Sem vírgula) teceu diversas críticas ao sistema político no geral, sempre reforçando a ideia de que a política é serva do povo, e não ao contrário. Com efeito, em relação a crise econômica durante a pandemia, o que percebe-se é justamente uma ideia contrária da que Lincoln defendeu, visto que não há um conjunto de planos, metas e ações públicas voltadas para a defesa do isolamento social e a garantia de uma assistência financeira eficiente àqueles que mais precisam. E, como consequência, há o agravamento da desigualdade social expressiva no contexto pandêmico que poderia ser amenizada se houvesse mais interesse da parte do Estado. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, cabe considerar que a negligência governamental é uma das razões para a persistência da problemática. Nesse sentido, Aristóteles diz, em seu livro “Ética a Nicomano”, que a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Contudo, é fácil perceber que, em relação a escassez de isolamento e banalização da pandemia, essa disposição de Aristóteles não se consome na realidade brasileira, uma vez que o Poder Público não cumpre seu papel legislativo, fazendo com que ocorra várias lacunas no bem-estar social. Logo, faz-se mister a reformulação de tal postura estatal irresponsável, omissa e negligente neste quadro epidêmico. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas devem ser tomadas para a solucionar o revés. A população, por meio de um projeto social online, deve (Boa. Apresentou o agente) criar uma campanha de incentivo que trabalhe paralelamente com ações governamentais para amenizar a crise econômica no cenário pandêmico e, ainda assim, promover a defesa do isolamento social. Tal campanha deve ter repercussão nacional para que se possa cobrar do Estado maiores planos e investimentos voltados à sociedade brasileira como um auxílio mais expressivo para desempregados e microempreendedores. Dessa forma, espera-se que a população possa exercer seu protagonismo e trabalhar em conjunto com o Poder Público. A partir disso, o país poderá se aproximar dos dizeres expostos na bandeira.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |