Isolamento social em debate - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 10/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A adoção do isolamento social tem sido a principal ferramenta defendida por especialistas sanitários no combate contra o covid-19. No entanto, uma parcela significativa da população entende que esta medida pode ocasionar uma quebradeira econômica no país. Nesse contexto, observar-se que a saúde e a economia vêm sendo tratada de forma polatizada politizada, totalmente, equidistante o que tem causado um grande desgaste no enfrentamento contra a doença. Tal questão pode estar sendo potencializada por fatores culturais, bem como por uma estrutura cambaleante. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, a ascensão de uma sociedade sempre esteve associada a ideia de crescimento econômico. Embora, (Sem vírgula) não haja nada de errado nisso, esse posicionamento se mostra conflitante, (Sem vírgula) quando o desenvolvimento de um país é pautato, preponderantemente, pela lei de mercado em detrimento do social. Esse parafoxo no atual contexto de pandemia é percebido pela dicotomia criada em relação às medidas sanitárias e o funcionamento de atividade não essenciais, como se a sobrecarga dos sistemas de saúde não viesse a impactar a esfera econômica. Portanto, essa concepção de saúde à margem da economia tende a considerar o isolamento social como algo nefasto e não como um instrumento necessário para evitar maiores prejuízos sociais e, consequentemente, econômicos. (Boas discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, quando se analisa o aspecto estrutural envolvido nas ações contra o coronavirus, nota-se que a existência de uma coordenação coesa em âmbito nacional pode mostrar-se efetiva contra os efeitos da doença. Entretanto, no caso brasileiro, observar-se uma coordenação tímida nesse sentido, a qual tem refletido, diretamente, no processo de imunização da população contra a covid-19, já que as aquisições tardias da vacina tem gerado um ambiente propício para a proliferação da doença, além do surgimento de novas cespas virais. Logo, a ausência de uma ação conjunta no combate ao vírus pode vir a causar um colapso no sistema público de saúde e acentuar as comorbidades econômicas já vigentes em nosso país. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, urge a necessidade de iniciativas que possam amenizar os efeitos do covid-19 em nossa sociedade. Para tanto, os dirigentes públicos devem (Muito bem. Apresentou o agente) realizar campanhas publicitárias massivas sobre a importância do isolamento social para conter a disseminação da doença e, assim, evitar a sobrecarga das unidades de atendimento à saúde. Paralelamente, o Ministério da Saúde deve criar mecanismos que acelerem as aquisições das vacinas, bem como insumos para a produção de vacinas por Institutos brasileiros com know how na área, com o objetivo de imunizar, pelo menos, 70% da população.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200