Infelizmente o Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo, aponta o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), tal fator prejudica muito a população, pois alguns cidadãos possuem condição financeira suficiente para se manter durante uma crise, enquanto outros mesmo trabalhando não conseguem se sustentar dignamente. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Com a vinda do coronavírus abriu-se um debate, enquanto uma parcela da população é a favor do isolamento social, outra prefere continuar trabalhando. Por isso tem sido difícil a conscientização dessa parcela da sociedade, mesmo com o auxílio emergencial oferecido pelo governo não melhorou por total a situação, pois a taxa de isolamento permaneceu baixa. (Argumentação limitada. Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Uma boa maneira de equilibrar o número de transmissões é fazer uma ´´pausa´´ de 20 dias em todas as cidades do país, sem que ninguém saia para absolutamente nada, nem mesmo para ir ao trabalho ou supermercado, com isso os cidadãos que já estiverem infectados poderão se recuperar e não transmitir a ninguém. É muito melhor ´´perder´´ alguns dias de serviço e produção ao invés de continuar com milhares de mortes por dia, esse período poderá ser recuperado, já as vidas não serão recuperadas nunca. (Não compreende a proposta de intervenção)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o empasse. O Ministério da Economia, por meio de reajustes de verbas e salários, auxilie (Muito bem. Apresentou o agente) as famílias que mais precisam, entregando cestas básicas e uma quantia de dinheiro para ajudar no restante das despesas, excluindo famílias com salários fixos como pensionistas, aposentados e famílias com renda superior a 5 mil reais. As contas e faturas podem ser reajustadas após este período, com a retomada de todos os serviços. Com esta medida todos conseguiriam se manter durante o período de isolamento e resolver de uma vez por todas a contaminação do vírus.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |