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Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 23/03/2021

Status:

Corrigida
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Além da pandemia do Sars-CoV-2, o brasileiro se viu diante de outra problemática: a consequente crise econômica. Desta forma, a realidade da população, principalmente a de classe baixa ou média, ficou marcada pelo desemprego e pela busca por recursos financeiros. Nesse contexto, surge o isolamento social que, embora necessário, foi o que impactou na renda familiar de cada pessoa, mesmo com o governo tentando amenizar a catástrofe econômica. (Formule a tese com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é válido citar que as medidas contra o agravamento da pandemia no país deixaram inúmeras famílias em condição de vida precária. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro de 2020 o Brasil registrou recorde no número de desempregados, com 13,5 milhões ao todo. Além de mostrar uma alta de 33,1% quando comparado a maio, tal número revela que são cada vez mais brasileiros quebrando as regras de isolamento social à procura de emprego. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, ganha destaque a ajuda dada pelo governo federal por meio do programa ´´Auxílio Emergencial``, implantado em abril do ano passado. Mediante a esse adjutório, grande parte da população conseguiu sobrevida na renda familiar, todavia, as caixas lotéricas se viram diante enormes filas e aglomerações de pessoas desejavam obtê-lo. Dessa forma, conclui-se que a instabilidade financeira pesa mais na consciência da população do que a crise sanitária. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, portanto, medidas devem ser tomadas (Vírgula) a fim de impedir que a população se veja obrigada a sair para as ruas. Para tanto, é dever do governo (Boa. Apresentou o agente) disponibilizar uma nova remessa do ´´Auxílio Emergencial`` através de meios digitais, e limitando a quantidade de pessoas nas filas lotéricas para aqueles que não fazem uso de tecnologias. Desta forma, tanto a pandemia quanto a crise econômica serão sanadas mais rapidamente no Brasil.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200