Além da pandemia do Sars-CoV-2, o brasileiro se viu diante de outra problemática: a consequente crise econômica. Desta forma, a realidade da população, principalmente a de classe baixa ou média, ficou marcada pelo desemprego e pela busca por recursos financeiros. Nesse contexto, surge o isolamento social que, embora necessário, foi o que impactou na renda familiar de cada pessoa, mesmo com o governo tentando amenizar a catástrofe econômica. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é válido citar que as medidas contra o agravamento da pandemia no país deixaram inúmeras famílias em condição de vida precária. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro de 2020 o Brasil registrou recorde no número de desempregados, com 13,5 milhões ao todo. Além de mostrar uma alta de 33,1% quando comparado a maio, tal número revela que são cada vez mais brasileiros quebrando as regras de isolamento social à procura de emprego. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, ganha destaque a ajuda dada pelo governo federal por meio do programa ´´Auxílio Emergencial``, implantado em abril do ano passado. Mediante a esse adjutório, grande parte da população conseguiu sobrevida na renda familiar, todavia, as caixas lotéricas se viram diante enormes filas e aglomerações de pessoas desejavam obtê-lo. Dessa forma, conclui-se que a instabilidade financeira pesa mais na consciência da população do que a crise sanitária. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, portanto, medidas devem ser tomadas (Vírgula) a fim de impedir que a população se veja obrigada a sair para as ruas. Para tanto, é dever do governo (Boa. Apresentou o agente) disponibilizar uma nova remessa do ´´Auxílio Emergencial`` através de meios digitais, e limitando a quantidade de pessoas nas filas lotéricas para aqueles que não fazem uso de tecnologias. Desta forma, tanto a pandemia quanto a crise econômica serão sanadas mais rapidamente no Brasil.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |