A princípio, com o surgimento do novo Corona vírus coronavírus, no final de 2019, em Wuhan, na China, a população deste planeta não imaginava o que estaria por vir, e nem que chegaria a proporções tão grandes de contaminação, uma vez que, em pleno século XXI, a ciência evoluiu tanto, mas toda modernidade e tecnologia não bastou para controlar esse vírus. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A pergunta que não quer calar é: (Evite esse tipo de construção) Por que é tão difícil conscientizar a população que o isolamento é necessário? Talvez pelo motivo que cada indivíduo tem sua opinião, consciência e necessidades, por isso seja tão insociável juntar a sociedade para um bem maior. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Até mesmo autoridades políticas duvidaram do estrago, super lotação superlotação de hospitais, empresas fechadas, desemprego, no Brasil, índice mais alto desde 2012. Vemos na mídia estabelecimentos fechados, cidades vazias, decerto isso traga a sensação de diminuição da economia menos consumo, quem sabe uma visão retrógrada, já que as necessidades continuam e a era digital está cada vez mais presente na vida de cada pessoa. (Abordagem limitada. Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Um estudo realizado pela Unicamp (Desenvolva a sigla) mostrou que o isolamento adotado por algumas regiões não gerou desempenho pior na economia, visão positiva para que se busque inovação. Muitas empresas se reinventaram, ainda apresentaram crescimento no ano da pandemia. (Não compreende a estrutura do texto)
(Reveja a estratégia coesiva) Portanto, o isolamento se mostra necessário já que estamos no mesmo mar, (Evite esse tipo de construção) porém não no mesmo barco, a pandemia acentuou a desigualdade social, grandes famílias tendo que dividir dois cômodos, usar máscaras quando não há nem alimento na geladeira. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Assim, cabe ao Estado, (Sem vírgula) a conscientização da população para que quem não tem necessidade essencial não saia de casa, também fiscalização rígida, mais testagem da sociedade, além do mais medidas de monitoramento dos casos positivos, podendo acompanhar quem esteve no local, para um diagnóstico mais rápido. Empresas com apoio a saúde mental de quem está em casa trabalhando. Vamos vencer essa epidemia, mas precisamos de uma ação coletiva.
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |