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Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 24/03/2021

Status:

Corrigida
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A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, em 2020, que o isolamento social seria uma das principais medidas profiláticas para conter a propagação do coronavírus, haja vista que o vírus se propaga através de toques. Todavia, devido à crise econômica a população precisa sair de casa. Nesse panorama, o governo deve criar não só medidas conscientizadoras com o objetivo de ajudar os indivíduos a compreender a relevância de obedecer essa estratégia preventiva, mas também projetos de auxílio econômico à população desfavorecida. (Formule a tese com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, é importante destacar a relevância da quarentena durante a pandemia. É sabido que uma das principais formas de contágio do vírus é através do toque físico -muito comum no cotidiano do povo brasileiro-, por isso (Vírgula) com o distanciamento social, a taxa de contágio seria controlada e, consequentemente, diminuiria o risco do aumento no índice de mortes por Covid. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​Em contrapartida, se os indivíduos não saírem para trabalhar, eles poderão passar necessidades como falta de moradia e falta de alimentos, por exemplo. A esse respeito, a Constituição federal de 1988, especificamente em seu artigo 1, diz que que todos os cidadãos são iguais em direitos. Entretanto, durante a crise econômica, provocada pela pandemia do Covid-19, grande parcela da população – como as pessoas que prestam serviços essenciais, por exemplo (Vírgula) é impossibilitada de ficar em quarentena porque precisam trabalham para conseguir seu próprio sustento, enquanto outras pessoas devido a sua situação financeira tem a oportunidade de ficar em isolamento social, já que possuem condições econômicas favoráveis. Essa situação se mostra um grave problema para a sociedade brasileira, dado que evidencia que o direito previsto na Constituição é exercido apenas pelos privilegiados. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) ​​​​​​​É imprescindível, portanto, que o Mistério  Ministério da Saúde elabore (Muito bem. Apresentou o agente) campanhas informativas e educativas acerca da importância do isolamento social como médica  medida preventiva do vírus e as divulgue por meio dos veículos de comunicação, especificamente na televisão e nas redes sociais, com vistas a direcionar essa informação ao maior número de pessoas possível. Adicionalmente, o Ministério da Economia deve realizar um projeto público que, por meio de parcerias com instituições privadas, possibilite o envio de cestas básicas às casas das pessoas menos favorecidas (Vírgula) bem como a vetação das contas de energia e água dessa população durante o contexto pandêmico. Esse programa terá como principal objetivo a promoção da igualdade de oportunidades- como a de ficar em casa, por exemplo, assim como determina a OMS- entre os cidadãos. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200