A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, em 2020, que o isolamento social seria uma das principais medidas profiláticas para conter a propagação do coronavírus, haja vista que o vírus se propaga através de toques. Todavia, devido à crise econômica a população precisa sair de casa. Nesse panorama, o governo deve criar não só medidas conscientizadoras com o objetivo de ajudar os indivíduos a compreender a relevância de obedecer essa estratégia preventiva, mas também projetos de auxílio econômico à população desfavorecida. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, é importante destacar a relevância da quarentena durante a pandemia. É sabido que uma das principais formas de contágio do vírus é através do toque físico -muito comum no cotidiano do povo brasileiro-, por isso (Vírgula) com o distanciamento social, a taxa de contágio seria controlada e, consequentemente, diminuiria o risco do aumento no índice de mortes por Covid. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, se os indivíduos não saírem para trabalhar, eles poderão passar necessidades como falta de moradia e falta de alimentos, por exemplo. A esse respeito, a Constituição federal de 1988, especificamente em seu artigo 1, diz que que todos os cidadãos são iguais em direitos. Entretanto, durante a crise econômica, provocada pela pandemia do Covid-19, grande parcela da população – como as pessoas que prestam serviços essenciais, por exemplo (Vírgula) é impossibilitada de ficar em quarentena porque precisam trabalham para conseguir seu próprio sustento, enquanto outras pessoas devido a sua situação financeira tem a oportunidade de ficar em isolamento social, já que possuem condições econômicas favoráveis. Essa situação se mostra um grave problema para a sociedade brasileira, dado que evidencia que o direito previsto na Constituição é exercido apenas pelos privilegiados. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) É imprescindível, portanto, que o Mistério Ministério da Saúde elabore (Muito bem. Apresentou o agente) campanhas informativas e educativas acerca da importância do isolamento social como médica medida preventiva do vírus e as divulgue por meio dos veículos de comunicação, especificamente na televisão e nas redes sociais, com vistas a direcionar essa informação ao maior número de pessoas possível. Adicionalmente, o Ministério da Economia deve realizar um projeto público que, por meio de parcerias com instituições privadas, possibilite o envio de cestas básicas às casas das pessoas menos favorecidas (Vírgula) bem como a vetação das contas de energia e água dessa população durante o contexto pandêmico. Esse programa terá como principal objetivo a promoção da igualdade de oportunidades- como a de ficar em casa, por exemplo, assim como determina a OMS- entre os cidadãos. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |