A pandemia da gripe espanhola (Vírgula) no século XX,obrigou a população mundial a manter o isolamento social,os números de mortes poderiam ser piores,haja vista que a quarentena foi um dos fatores determinantes na redução dos óbitos.Nos tempos hodiernos,a pandemia de covid-19 está colocando a população confinada em seus lares,mas a população enfrenta resistências devido a crise econômica.Nessa problemática,vários fatores contribuem para essa falta de consciência da população acerca do isolamento social em meio a crise econômica (Vírgula) como não acreditar que a pandemia é verdadeira defendida por grupos como os anti-vacinas antivacinas e a necessidade da população de manter uma fonte de renda,visto que o Brasil é subdesenvolvido. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano,muitas outras doenças como a dengue e gripe foram plano de fundo para descrenças para diversos grupos,essas pessoas que não são poucas não respeitam o isolamento social e não usam máscaras (Reestruture essa discussão).Os brasileiros sempre foram um povo de difícil obediência,mas as punições para quem desrespeita a quarentena ainda é nula.Corroborando com essa tese está as superlotações das praias de Copacana no Rio de Janeiro. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim,em 2019 o Brasil vivia um "boom"econômico com elevado grau de crescimento do PIB(Produto Interno Bruto).Em 2020 houve uma terrivel queda na economia,apartir a partir de março devido ao começo do isolamento.O Brasil se situa entre os países com maiores números de mortos,no entanto a população ainda insiste em dar importância a economia,mas apenas as famílias que perderam um membro para a doença sabem da importância da quarentena, a falta de campanhas mais incisivas nos meios de comunicação,colaboram com essa visão materialista. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude do exposto,cabe ao governo federal,instância máxima de poder encarregada de tomar decisões públicas, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) por meio do Poder Legislativo,responsável por criar e votar leis,endurecer as penas para quem desobedecer o isolamento com multas e em casos de reincidência a prisão ou pagamento de ajuda a comunidade como doação de alimentos a famílias carentes,com o fito de aumentar o temor da população quanto a quebra do isolamento.Ademais,o governo federal e estaduais, (Sem vírgula) podem através das diversas mídias, (Sem vírgula) criar campanhas mais incisivas com relatos de famílias que perderam parentes,com o efeito de uma consciência emocional nas pessoas,só assim a pandemia de COVID-19,assim como a da gripe espanhola será vencida o mais rápido possível.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |