A Amada - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 16/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Conscientizar alguém requer tornar essa pessoa consciente, o que por sua vez envolve uma decisão pessoal. Assim, com a pandemia da Covid (Vírgula) o governo através de canais midiáticos, como a televisão e redes sociais, busca tornar consciente a seriedade do isolamento social como medida profilática. Entretanto, apesar da importância do isolamento, é necessária a atenção em relação à sobrevivência da comunidade que obtém o sustento através do trabalho. Nesse sentido, faz-se necessário o debate acerca do assunto. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, nos tempos remotos ,como no Paleolítico, o principal modo de sobrevivência do homem era a pesca e a caça. Diferentemente dessa época, hodiernamente, no século XXI, o trabalho é a primordial forma de manutenção da vida- haja vista que vivemos em uma sociedade capitalista. Logo, a implementação rígida do "lockdown" no país afeta não somente a saúde psicológica de uma família (Vírgula) mas também nas finanças. Isso porque segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), divulgado no site G1, os trabalhadores autônomos foram os mais prejudicados pela pandemia. Concomitantemente, esse fato afeta não somente a manutenção de uma família, seja em aspectos físicos, psicológico ou alimentar, como também o crescimento econômico. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a população brasileira, em especial a parcela trabalhadora desse grupo (Vírgula) é consciente da situação financeira em que vive-se se vive hodiernamente e por isso expõem suas vidas em protestos contra o "lockdown", como aconteceu em Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Rio Preto, Rio de Janeiro, entre outas regiões do Brasil e do mundo, por causa da necessidade de renda. (Ideias fragmentadas) Pois apesar do confinamento, não há a isenção de impostos, como o IPTU (Desenvolva a sigla)(As discussões precisam ser mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Em suma, é imprescindível outros meios de renda além do ofertado pelo governofederal, dado que com a pandemia houve o aumento do preço dos alimentos. Para isso deve haver a liberação do comércio varejista- principal segmento terciário da economia brasileira-, através de decretos que permitem a abertura dos comércios em horários comerciais, das nove horas da manhã até as dezesseis horas da tarde, juntamente, a população deve manter a consciência ao usar máscaras e manter afastamento de outrem. Com o fito de evitar maior mazela: o caos social. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200