Sem Covid e com vida - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 27/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A exemplo do ocorrido no século 14 com a Peste Negra, doença bacteriana que exterminou 1/3 da população europeia, no fim de 2019 a pandemia do novo coronavírus se tornou uma crise de saúde mundial. No cenário nacional, alguns fatores são indispensáveis na atual situação: a reformulação do mundo do trabalho para o meio digital e mais firmeza às medidas protetivas recomendadas à população. (Reestruture as discussões e formule a tese) 

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é necessária reinvenção do sistema econômico junto aos padrões tecnológicos, sem demissões e/ou reduções salariais por conta disso. Isso visa reduzir as aglomerações, o que é inevitável se o modelo de trabalho continuar o mesmo. Assim, uma pesquisa feita pela Unicamp (Desenvolva a sigla) e outras instituições em 2020 esclarece que a adoção às medidas de isolamento não afeta negativamente o setor econômico, pois ele não tem baixa por esse motivo. Logo, o sistema capitalista nos moldes convencionais precisa ser freado, para que os trabalhadores possam ficar em casa. (Melhore a apresentação das discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Nesse sentido, também é imprescindível uma fiscalização mais eficiente para conter a população. “O pior momento da pandemia”, citado diariamente no Jornal Nacional, não é brincadeira. Não é hora para medidas de relaxamento, uma vez que isso desperdiça todo o esforço inicial feito em 2020, ao se anunciarem as primeiras ações de isolamento. Prova disso é que a gravidade dessa doença hoje é bem maior do que a inicial, pois o atendimento do sistema de saúde nesse momento é insuficiente e a média diária é maior do que mil mortes no Brasil. (Abordagem superficial do tema. Explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a quarentena obrigatória (inclusive para trabalhadores) e a implementação de fiscalizações mais rígidas são cruciais para conter a pandemia do coronavírus. Os empregadores devem estabelecer um sistema de trabalho homeoffice (Muito bem. Apresentou o agente) para seus empregados, ao construir e monitorar momentaneamente no site da empresa e em aplicativos de videoconferência as atividades dos seus funcionários, com a obrigatoriedade de que seus vídeos estejam ligados. Dessa forma, a verificação das condições e da jornada de trabalho será imediata. Resta saber o que é mais importante para o sistema e se há vontade para fazer todas essas adaptações por conta do Covid-19.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Formule a tese. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200