[Sem título] - Banco de redações


Como conscientizar a população acerca do isolamento social em meio a crise econômica?

Enviada em: 06/03/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O debate sobre a importância do isolamento social tornou-se uma polêmica no Brasil, especialistas como o infectologista Rodrigo Contrera, em resposta à revista CNN (Vírgula) afirma que essa medida é a mais eficaz contra a propagação da covid-19 no país. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro discorda, afirmando que ficar em casa é para os "fracos" e "a economia não pode parar de girar" durante uma afirmação em Mato Grosso. Dessa forma, milhares de brasileiros se aglomeram diariamente devido a falta de informação, negando, assim, a gravidade da pandemia. (Melhore a contextualização do tema) 

(Melhore a estratégia coesiva) "É fato social toda maneira de agir,fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior" (Ponto final) A partir da frase do sociólogo Émily Durkeim, podemos fazer algumas análises da sociedade atual, uma delas é a falta de entendimento da população brasileira sobre o novo coronavírus, devido a propagação de informações falsas. Diante desse cenário, a população age de maneira irresponsável contrariando opiniões científicas. Não só é culpa dos brasileiros que agem de tal maneira, mas também de toda uma estrutura governamental que não informa melhor a população sobre a gravidade do problema. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é inadmissível que autoridades políticas insistam que a economia é mais importante que a vida humana. De acordo com dados do Ministério da Saúde, desde o começo da pandemia, o país já registrou 262.770 mil mortes. No dia 04 de março de 2021, o país registrou 1.910 mortes evidenciando que, de fato, as autoridades governamentais não conseguiram controlar a pandemia e que após um ano, (Sem vírgula) precisamos urgentemente adotar medidas rigídas, como o isolamento social tão negado pelo governo. (As discussões precisam ser mais exploradas) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas públicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Sáude e Ministério da Economia (Muito bem. Apresentou o agente), em parceria com as secretarias estaduais de educação, deverão criar um plano nacional que esteja incluso o repasse de verbas para contratação de agentes fiscais que informem a população sobre a importância do isolamento social em todo território nacional, e que uma parte da verba seja destinada para fiscalização de aglomerações em bares, restaurantes, boates e etc. A partir dessas parcerias, espera-se que ocorra uma mudança significativa na curva epidemiológica do país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200