Em meio a uma pandemia, pessoas estão se encontrando em uma situação desesperadora,muitos indo trabalhar (Vírgula) mas com receios e medos, outros com a perca perda de muitos familiares. Isso acontece devido a desigualdade social e a crise econômica fazendo os brasileiros temerem ao medo e outro se descontiencizando. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante lembrar que muitos brasileiros não possuem condições para ficar em casa e muitos precisão ir aos seus trabalhos, fazendo ônibus trens e metrôs ficarem lotados trazendo riscos para a população e aumento do coronavírus. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, e empresários se queixam de ter prejuízos econômicos muitos deles sem opção,estão demitindo os seus funcionários ,agravando a crise que já existe há muito tempo antes (Melhore a construção dessa ideia),por isso é muito importante que as autoridades dê deem atenção a essa situação (Vírgula) pois é necessário recursos para ser construído o país com uma ótima economia. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) assim como cita Edgar Morin sociólogo francês: "É necessário educar o indivíduo para que ele tome as rédeas da própria vida".É imperativo que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) dê atenção aos brasileiros para garantir a segurança da população, e desse modo criar modos de colocar somente lojas e comércios essenciais para funcionar, mas porém (Redundância) dando ajuda aos comerciantes para que a situação econômica não vá piorar.Como cita o Jiddu krismamurti filósofo: "Não é sinal de saúde estar bem adaptado à uma sociedade doente".
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |