No final de 2015, uma espécie de surto de zika vírus tomou conta de países da América Latina, especialmente do Brasil. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypt, assim como a já conhecida dengue. Apesar de ter sintomas mais brandos que os da dengue, suas consequências são alarmantes: acredita-se que o zika vírus é responsável por um elevado número de casos de microcefalia, registrados em todo o Brasil, mas com destaque para a região nordeste. A Organização Mundial da Saúde está acompanhando a questão e já soltou um alerta de emergência, assim como ocorrido com outras doenças como ebola e H1N1. Há estudos sobre vacinas, mas por enquanto o que está ao alcance de todos é o combate ao mosquito, o que já se mostrou complicado, visto que a própria dengue também cresce em números alarmantes, apesar das ações de combate ao Aedes. Diante dessa situação, o Banco de Redações propõe neste mês de fevereiro o tema: "Zika vírus: contextualização, consequências e combate". Você deve escrever uma dissertação sobre o assunto, contxtualizando os leitores sobre o histórico do surgimento da doença, sua transmissão, informações que já foram levantadas a seu respeito, suas consequências e o papel do Estado e da sociedade como um todo neste combate.
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto através de outros meios, levantar os principais argumentos e exemplos e realizar uma crítica análise dos mesmos, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
Seu texto deverá apresentar entre 15 e 25 linhas (fonte times 12 em documento normal do Word).
O sistema de envio de redações mudou. Veja como funciona o novo Banco de Redações.
Cronograma para envio de redações:
1º período: 3 a 8 de fevereiro
2º período: 10 a 15 de fevereiro
3º período: 17 a 23 de fevereiro
Correções: a partir de 3 de março
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário. Saiba mais!
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
Enviou seu texto em janeiro de 2016? Acesse a correção neste link.
Redações corrigidas