O zika vírus, doença com sintomas semelhantes aos da dengue(,) chegou a há pouco tempo ao Brasil. (,) Mas encontrou aqui o ambiente ideal para se propagar. Assim como o já conhecido, e problemático, vírus da dengue, o zika também é transimitido transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. (,) Que ao se alimentar do sangue de indivíduos contaminados, passa a agir como vetor da doença.
Estima-se que, o vírus tenha chegado ao Brasil durante os eventos esportivos sediados no país em 2014. (,) E então, se espalhado para a América Latina. Diferente do que se pensava, o vírus não apenas causa sintomas semelhantes aos da dengue, como também está associado ao nascimento de bebês com microcefalia - má formação do cérebro durante a gestação -.(,) Assim como, a à Síndrome de Guillain-Barré - doença que afeta o sistema nervoso -. Estas complicações levaram a OMS a aumentar o nível de alerta. (,) O que incentivou vários países a destinar recursos para pesquisas e desenvolvimento de vacinas. Entretanto(,) a vacina não deve estar disponível nos próximos anos.
Portanto, a forma mais eficaz de combater a epidemia é com medidas profiláticas. Ações que visam visem a prevenção e a redução ou eliminação do vetor, o mosquito. E para isso(,) tanto o Estado quanto a população deve tomar certas medidas. Cabe aos cidadãos, garantir que os criadouros dos mosquitos sejam eliminados de suas residências, (:) poças, pneus, vasos de plantas e caixas d'água são os mais comuns e devem ser verificados. Do governo, espera-se, que invista em pesquisas de métodos para erradicar o vetor ou vacinas e tratamentos, assim como na conscientização das populações. É necessário também preparar o sistema de saúde para lidar com possíveis epidemias, e assegurar o tratamento e diagnóstico de recém-nascidos microcefálicos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |