Várias doenças chamaram a atenção devido a surtos ocorridos na história da humanidade, como exemplo, a Peste Negra, Gripe Suína, Ebola, todas elas atingiram inúmeras pessoas inesperadamente. Vírus que não se manifestavam há décadas, sem nenhum aparente sentido, acometem pessoas e levam muitos à morte.
Atualmente, o "inofensivo" Aedes Aegypiti que transmite a dengue, malária, febre chikungunya e a zika, causa um alvoroço no Brasil, pois, nunca se esperava (que) de um pequeno mosquito que procria nas águas paradas, faria tantas vítimas. É bem mais fácil deixar nossos lotes vagos, cheios de entulhos, nossos lixos jogados no chão parando água, do que se preocupar com um simples inseto.
Há anos o nosso país pede a contribuição da população para combater ao mosquito, porém, a falta de cooperação entre nós é o mais intrigante, pois, de nada adianta uma ação única quando é necessária a ajuda de todos para a limpeza e cuidado dos locais de risco. Enquanto isso, o zika vírus afeta o sistema nervoso de fetos causando a microcefalia, apenas mais uma das doenças que o Aedes causa.
É preciso que investimentos sejam feitos na área da saúde para a criação de vacinas contra as doenças causadas pelo Aedes Aegypit aegypti, por pessoas que possuem poder aquisitivo maior, assim como nos países desenvolvidos, para uma resolução imediata. Para longo prazo, precisamos cuidar das nossas casas, lotes vagos, onde o mosquito possa encontrar água parada. Não podemos ficar reféns de insetos que transmitem vírus mortais, ou que deixam sequelas irreversíveis.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à regência verbal e uso de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |