O modelo desenvolvimentista brasileiro propôs um rápido crescimento urbano, em contrapartida houve uma falta de planejamento para dar suporte a todos(,) ocasionando uma precária forma de viver(,) deixando as populações vulneráveis a qualquer tipo de doença que se adapte as essas condições. Pois é, não é que isso aconteceu?! O mosquito aedes aegypti(,) vetor de doenças como dengue, chikungunya e o recente zika se instalou e continuou se proliferando(,) causando grandes surtos todos os anos. Devido ao fato de não ser algo recente, percebe-se que o poder público não deu atenção suficiente ao mosquito desde o início, só se preocupou em combatê-lo quando o quadro se agravou, não se importando com casos isolados com a ideia de que pudesse ser raro acontecerem, (.) além disso, é comum combatê-lo em estações chuvosas, porém, não é só nessa época em que o vetor se prolifera. O fato é que ele não foi combatido para vencer ser vencido, e sim para ser amenizado, (.) agora que ele já não pode mais ser exterminado(,) busca-se soluções imediatas como o fumacê e mosquitos transgênicos. Mesmo com parcela de culpa, o Estado não é o único responsável por tamanho desleixo. Na maioria das vezes o mosquito se encontra dentro das casas, assim(,) é preciso que todos se tornem cientes de seu papel de cidadão e não descarreguem toda a responsabilidade aos nos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e sim que colaborem no combate(,) já que não é possível acabar com água parada se cada um também não fizer seu trabalho. Logo, pode-se concluir que(,) embora não feitas tais ações para evitar o quadro crítico em que nos encontramos(,) ainda pode ser melhorado com a limpeza de áreas públicas e particulares, além de criação de centros de pesquisa de doenças tropicais para monitorar as condições ambientais para não ocorrerem surtos(,) além de monitorar amostras de sangue de pacientes, citando como exemplo a Uganda(,) que mesmo estando em situações precárias provou ser possível ter boas práticas para evitar e minimizar efeitos de epidemias.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título
Atenção à pontuação, à regência verbal e uso de preposições e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |