Recentemente o Brasil tem enfrentado um grande problema de saúde pública, desde o primeiro caso de zika vírus registrado em abril de 2015 os números só vêm aumentando. Esse vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e, apesar de termos na literatura científica informações suficientes sobre filogenia, comportamento, reprodução e genômica desse inseto, ainda é um desafio para o Brasil parar o avanço do mosquito e, conseqüentemente, do zika vírus.
Segundo o Ministério da Saúde(,) existe uma relação estabelecida entre o zika vírus e os quase 300 casos de microcefalia registrados somente no ano de 2015. Episódio parecido aconteceu nos anos 50 na Alemanha quando o uso do medicamento Talidomida por mulheres grávidas causou a má formação de membros em milhares de bebês marcando profundamente toda uma geração, os chamados “bebês da talidomida”. É evidente que a má formação(,) seja ela de membros ou do encéfalo(,) é acompanhada de inúmeros problemas sociais, familiares e individuais.Um exemplo disso está acontecendo no nordeste brasileiro(,) onde após os bebês terem sido diagnosticados com microcefalia(,) maridos abandonaram suas esposas.
Dessa forma, parar o avanço do zika vírus se torna de extrema importância(,) e até que a comunidade científica encontre uma solução - seja desenvolvendo uma vacina ou erradicando o vetor - a população deve fazer sua parte, ou seja, não domiciliar o mosquito. O Aedes aegypti é um inseto da ordem díptera que se adaptou muito bem à urbanização encontrando nas residências lugar perfeito para a proliferação. No entanto, simples atitudes como a de não juntar entulhos podem facilmente eliminar o mosquito.
Portanto, cabe ao governo intensificar campanhas de conscientização da população para acabar com o mosquito transmissor da febre zika. Além disso, recursos devem ser destinados para a pesquisa científica, pois, assim como Louis Pasteur descobriu a isomeria óptica na Talidomida, solução para a febre zika virá, com certeza, da ciência.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |