O país se encontra numa situação preocupante e crítica. O vírus zica zika(,) temido por todos(,) já atingiu mais da metade da população brasileira* e o Brasil não é o único alvo desse vírus(,) também presente em como muitos países da América latina. Outro fator preocupante é o grande número de índice de microcefalia causada pelo zica zika vírus.
Em primeiro plano, observa-se que esse vírus é transmitido pelo mosquito Aeds aegypti, o qual há alguns anos já foi alvo do combate. Sem sucesso(,) o Aeds aegypti vem espalhando o vírus por todos os países, mesmo o Brasil sendo o principal da lista de afetados não é o único ameaçado. E(,) no momento(,) diante de muitas pesquisas(,) o necessário e preciso a fazer é combater o transmissor, pois, com números alarmantes de pessoas contaminadas(,) a doença só tem tende a aumentar.
Além disso, nota-se que o vírus zica zika surgiu após uma detecção com macacos de monitoramento da febre amarela e foi descoberta no Brasil no começo de 2015 e(,) depois dessa data(,) esse vírus se espalhou pelo país. O Nordeste é a região com o maior índice de microcefalia, a qual em muitos casos não apresenta sintomas e somente é descoberto descoberta por exames. A microcefalia afeta o cérebro das crianças durante o desenvolvimento no útero da mulher (dos) e podem ser afetadas durante os dois aos cinco (primeiros) meses.
Desse modo, diante de uma situação complexa, todos os países devem se unir em busca de uma prevenção eficaz(,) como vacinas obrigatórias. Logo, o governo deve investir em incentivos para o combate do Aedes Aegypti nas redes sociais e nas escolas e destinar indivíduos para que trabalhem na função do combate.
Comentários do corretor
* Qual é a fonte desta informação? Ela não está correta.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém há dados duvidosos, que sem a citação das devidas fontes, são facilmente questionáveis.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |