Sabe- se que após a forte migração que ocorreu no Brasil no período da Copa do Mundo FIFA de 2014(,) foi identificado pela primeira vez no país o vírus Zika. Consequentemente(,) pesquisadores dizem que o vírus chegou ao território brasileiro devido a essa forte imigração. O fato é que neste momento o importante não é descobrir como ele chegou e sim combatê-lo, pesquisar sobre e tratar os infectados, para que a população sofra menos com as consequências dessa epidemia.
A transmissão do vírus Zika é pelo mosquito Aedes aegypti, semelhante à forma como é transmitida a conhecida dengue. Como a doença é transmitida por esse mosquito, é necessário o combate à sua reprodução, eliminando qualquer coisa que esteja com água acumulada, além de evitar que esses focos se formem. Outro aspecto importante é a recomendação dos médicos para que os indivíduos façam o uso de repelentes.
Os sintomas são mais amenos do que os da dengue, mas as consequências preocupam. Existe a hipótese de que o vírus possui relação com a microcefalia, que na qual teve um alto índice de novos casos registrados no país.
Portanto, cabe ao Estado(,) em parceria com instituições religiosas, de ensino e até mesmo ONG’s assumirem a posição de conscientizar os cidadãos(,) e também de a fiscais do mosquito e da doença, transmitindo transmitirem as informações das campanhas dos governos (,) que intitulam o nome de "10 minutos contra o mosquito". Dessarte(,) toda a população deve se sentir também como um agente ou fiscal de combate ao mosquito, com isso essa situação de caos se extinguirá.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |