Como se já não bastasse os agravantes números de dengue que temos no Brasil, ainda surge uma nova doença causada pelo mesmo mosquito Aedes aegypti, o Zíka vírus. Foi até assustador a forma que esse vírus que se espalhou. Mas também não há como querer "saúde" sendo que nem todos fazem por onde.
As pessoas têm a mania de pensar em cuidar só quando já foi infectado. E porque por que não tomar cuidados para que essa doença nem chegue até você? O mais triste dessa realidade é que se um não cuida, não é só ele que pode adoecer, mas sim todos ao redor. Será que custa muito não deixar água parada? É apenas um mosquito e muitas doenças.
A região nordeste foi a mais afetada pela doença, e ainda sendo pouco(,) junto a à Zika aparece a microcefalia(,) que segundo estudos pode sim ser consequência do vírus. É até preocupante a "forma" que nascem as crianças.
O governo deveria tomar pelo menos alguma atitude quanto as às grávidas, disponibilizar repelentes, algo que pudesse pelo menos amenizar esses casos de microcefalia(,) se for realmente causado causada pela Zika. E as pessoas poderiam ao menos ter um pouco de consciência, porque não é por falta de informação, os meios de comunicação está estão direto com comerciais alertando a não deixar água parada. O que falta mesmo é de um pouco de reflexão.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor dados e informações atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |