Há 50 anos, o zika vírus foi identificado em países da África, se alastrou pela Oceania e ,em 2015, chegou ao Brasil.Logo, com a disseminação da doença no país, vários Estados foram contaminados deixando a população alarmada com o surgimento dos diversos casos de microcefalia.Dessa forma, o Governo deve lançar medidas efetivas no combate ao mosquito transmissor.
A microcefalia é uma condição em que a cabeça e o cérebro da criança são menores que o normal, ocasionando sérias consequências para o desenvolvimento mental.Uma pesquisa ,realizada pelo Ministério da Saúde, revelou a forte ligação entre a microcefalia e os casos de zika vírus e ,assim, medidas preventivas como o uso periódico de repelentes em gestantes foram adotadas, mesmo não sabendo ao certo quais os riscos dessa prática.
Com isso, a população sofre as consequências do descontrole na luta contra o mosquito Aedes aegypt, também causador da dengue e chinkungunya,visto que ainda existe grande dificuldade no controle da doença pelos agentes de endemias,pois muitas vezes são impedidos de entrarem nas residências.Além disso, em muitas cidades era utilizada a técnica conhecida como "fumacê",que acabava gerando insetos mais resistentes aos inseticidas, aumentando,assim, a sua proliferação.
Portanto, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, devem reforçar a importância da prevenção da doença para conscientização da população, por meio de campanhas midiáticas e palestras ministradas por profissionais de saúde em escolas de todo o país.Entretanto,deve-se arrecadar uma parcela maior dos impostos para investimento em pesquisas de desenvolvimento de vacinas contra o vírus.Afinal, segundo a presidente Dilma Rousseff, o combate ao zika vírus é uma prioridade para 2016.
Comentários do corretor
* Zika
Atenção à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com argumentação bem embasada. Porém, é possível desenvolver uma discussão mais aprofundada e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |