As questões que envolvem o mosquito Aedes aegypti estão novamente em pauta no cenário nacional. O tal mosquito que transmite vários vírus através de sua picada, mas que, na maioria das vezes(,) a ênfase só era dada a à dengue, agora também os outros começam a entrar em pois em destaque outros vírus, dando-se e dá-se a sua devida importância referente a à causa de seus sintomas.
De fato, quando se trava do Aedes aegypi, sempre se deu grande importância somente a dengue, principalmente nas mídias, entretanto* esse mosquito não é vetor somente de um vírus, a mas também de outros como o Zika, que vem ganho ganhando destaque nacional. O Zika vírus que nunca teve sua devida atenção, nos últimos meses vem sendo estudado e temido pela população, de modo especial pelas gestantes, pois o mesmo é suspeito de estar relacionado aos enormes números de casos de microcefalia no nordeste, local onde o mosquito ganhou espaço devido, entre outros fatores, ao clima.
Por outro lado, nota-se que apesar da preocupação, tanto do Governo quanto da população, pouco está se fazendo sendo feito para combater o mosquito devidamente, (.) no qual não é investido o necessário na causa por parte do Estado, no qual reduziu gastos na ‘guerra contra o mosquito’. A população também tem sua parcela de culpa, pois a mesma exige ações do Estado mas também não faz sua parte devidamente, como por exemplo não deixando água parada para evitar a reprodução do mosquito.
Definitivamente(,) o mosquito o ‘mosquito da dengue’ agora não é mais só da Dengue, também é do Zika e do Chikungunya, vírus que causam sintomas que podem matar se não forem trados devidamente, no caso do Zica Zika agrava-se ainda mais pois o mesmo supostamente pode causar microcefalia em crianças. O Estado, a mídia e a sociedade devem buscar medidas efetivas para combater o mosquito, como campanhas publicitárias, palestras e fiscalização. É importante que todos se conscientizem e que todos devem agir ajam para que futuramente venhamos a ganhar a guerra conta o mosquito.
Comentários do corretor
* O início deste parágrafo apenas repete informações já citadas no parágrafo anterior.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e coerente, mas falta objetividade e crítica na argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |