Febre amarela, febre chicungunia chikungunya, dengue e o vírus zica zika, sendo este último, o nome que tem ganhado os holofotes da mídia. O “zika vírus”(,) como vem sendo chamado, tem provocado um escarcéu de debates no Brasil, pois o governo vem tentando emplacar medidas de combate ao mosquito transmissor do vírus. O Aedes aegypti, um antigo conhecido dos brasileiros, voltou a causar medo na sociedade, pois agora, ele também transmiti transmite o zica zika. A doença do zica não é o grande problema, os sintomas são brandos, passam em poucos dias e as às vezes nem se manifestam, o viés é mesmo a microcefalia e os as dificuldades a longo prazo. O Ministério da Saúde acaba de confirmar a relação do zica zika com bebês que nasceram com essa má formação neural. O medo da sociedade é justificável, porque causará mudanças para o resto da vida das famílias afetadas, uma criança com esse distúrbio, dificilmente será um cidadão com pleno uso de suas faculdades mentais e locomotivas. Ao governo(,) o medo também é justificável, imagine o dano que o surto poderá causar na saúde pública, e pior, ao longo prazo(,) na Previdência Social, surgiram surgirão milhares de novos aposentados, e o governo está bem ciente disso. Mesmo o mosquito sendo conhecido há muito tempo, ele ainda não pôde ser erradicado, devido, ao pouco engajamento da população no combate aos focos do Aedes. O governo tenta combater com auxílio militar e dos agentes de saúde, porém, o que mais se necessita é do comprometimento da população. É necessária uma campanha com um grande slogan apelativo, a fim de cair nas graças da sociedade. “Fale com o vizinho ao lado”, esse seria um ótimo slogan no combate ao mosquito, afinal, uma das causas da persistência do mosquito é a falta de engajamento de todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância verbal e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |