Encontrando em nossa pátria o seu vetor, um clima de verão do tropical típico atrelado à negligência da população e ao descaso do Estado, o vírus* foi recebido de “fronteiras abertas”. Segundo a Organização Mundial da Saúde já se trata de uma situação de “emergência de saúde pública de interesse internacional”. O crescimento do número de contaminados serve para evidenciar um problema trivial: a precariedade do sistema de saneamento básico brasileiro.
Identificado pela primeira vez em 1947 na Uganda, o vírus* não provocou surtos em humanos por não haver um transmissor que os comunicassem. No Brasil, os primeiros casos foram notificados há um ano, na região nordeste. A Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Evandro Chagas já apresentaram exames que comprovam a relação do vírus com o recente surto de microcefalia na região. Encontrando um ambiente favorável para a proliferação de seu hospedeiro, (o) Aedes aegypti, o vírus tem levantado dúvidas acerca da eficácia das ações governamentais.
Entretanto(,) o combate aos focos do mosquito torna-se uma tarefa árdua diante do caótico cenário vivenciado em muitas regiões brasileiras. O plano de crescimento urbano acelerado multiplicou blocos de moradias precárias, com acesso deficiente ao sistema de saneamento básico cuja finalidade é a de prevenir doenças. O aumento de zonas abandonadas associado a um sistema de coleta de dejetos insatisfatório acaba difundindo áreas de descarte impróprio, que sem fiscalização, tornam-se novos criadouros.
Os casos de contaminados pelo Zika vírus e sua correlação com o surto de microcefalia aumentam exponencialmente. Já se trata de um estado de emergência, cabe a todos uma atitude. Vislumbra-se uma ação conjunta e consciente da sociedade no combate de seu principal vetor, eliminando os focos do inseto. Do Estado, cobra-se uma ampliação da rede de beneficiados pelo sistema de saneamento básico e uma maior fiscalização de áreas propensas à proliferação do mosquito. É preciso que haja uma resposta rápida da sociedade, pois o momento da prevenção passou, esta é a hora da terapia.
Comentários do corretor
* Que vírus? Ambientalize o leitor.
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |