A esfera social é composta por segmentos que se unem em prol do melhoramento da vida humana, e uma dessas áreas é o campo da pesquisa e ciência; essa por sua vez, tornou-se protagonista mundo a fora ao tentar relacionar o vírus Zika com a microcefalia. É crescente e alarmante os números de crianças nascendo com essa má formação: a explicação para tal surto vem da negligência da população em evitar a proliferação do mosquito causador, o Aedes aegypti, como também as adaptações desses às várias regiões do mundo, principalmente no Brasil.
Nesse sentido, é notório que a falta de preparo, e até vontade da população civil, é uma explicação para o crescimento e reprodução do A. aegypti. O que confirma ainda mais a falta de interesse é o fato de a dengue, velha conhecida do mundo científico e social, também é ser transmitida pelo mesmo inseto; como também a Febre Amarela e a Febre Chikungunya: hoje, o que se vê como resposta é uma geração de crianças, no Brasil, em especial no Nordeste, com alguns casos em outros países, que nasceram com microcefalia(,) e o que exigirá um estudo detalhado para inserção dessas na sociedade, sendo fundamental a educação do excedente populacional.
Também, cabe ressaltar que o mosquito causador dos males sofreu um processo de evolução em seu material genético: na época em que a dengue tinha se tornado preocupação mundial, a reprodução do inseto estava restrita a algumas condições, como água limpa e altas temperaturas. Com o destaque agora para o zika vírus, observou-se que a reprodução e o aumento rápido da doença estão atrelados a uma maior flexibilidade, uma vez que também em água suja a procriação de larvas é favorecida: juntamente com a maioria da população brasileira, cinquenta e um por cento, sem saneamento básico, consequentemente, sem acesso à saúde de qualidade.
Infere-se, portanto, que o descuido da população junto a um “ajuste” genético, contribuíram para elevação do vírus zika e consequentes reflexos no futuro da sociedade. Logo, faz-se necessária a ministração de palestras, por parte de universidades, que visem orientar a população acerca dos perigos e formas de prevenção, como também sobre a inserção das crianças e futuros adultos na sociedade: (,) além disso, são fundamentais mais incentivos e apoio às pesquisas que tentam amenizar as sequelas deixadas pelo A. aegypti: (;) a fim de se construir um mundo mais próspero e avançado.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |