A febre zika é uma doença relativamente nova no nosso território. Ela é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti. Segundo dados do LIRAa (Levantamento Rápido do índice de Infestação pela Aedes aegypti), há 18 estados com zika vírus no Brasil. Mas o que fazer para combater o mosquito?
A regra básica de evitar a proliferação do mosquito é não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente, pois a fêmea deposita seus ovos na água limpa para se reproduzir. Como sua reprodução é rápida, além das iniciativas governamentais, é importante a população se conscientizar.
Segundo o Ministério de Saúde, o zika vírus foi relacionado á a casos de microcefalia e a à síndrome de Guillan-Barré. Os estudos devem continuar para esclarecer essas questões. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.
O país vem desenvolvendo tecnologias para amenizar a proliferação do Aedes aegypti. Cientistas estão tentando criar mosquitos transgênicos, que são modificados nos laboratórios(,) tornando-os estéreis. Se os resultados forem positivos, e com a conscientização da população, conseguiremos acabar com esta epidemia!
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase..
O texto aborda o tema proposto de forma claram objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar um pouco mais dados e estatísticas sobre o assunto que ajudariam a contextualizar a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |