Os seres humanos sempre foram vulneráveis à a* doenças, despertando a curiosidade de desvendar como evitá-las e criar um tratamento adequado. Assim(,) surge a medicina, que se desenvolve até os dias atuais. Entretanto, ainda não é a única chave para situações de emergência, como o surto de Zika no Brasil.
Houve maior atenção ao transmissor Aedes Aegypti quando se teve a confirmação da relação entre casos de microcefalia e a doença. O maior número de vítimas desses, adicionalmente, é registrado no Brasil. Em suma, são razões devidamente suficientes para a urgência do combate à a** esse mosquito.
A mais adequada solução para o surto, em contexto de século XXI e com todos os recursos tecnológicos e científicos que a humanidade disponibiliza, é o estudo avançado e centrado no vírus em questão. Já se tem condições para controle total de ameaças como essas, o que falta é a consciência da situação grave, visando a solução imediata. A saúde da população deve ser priotizada priorizada.
Portanto, é crucial a colaboração entre o Ministério da Saúde e centros de pesquisa internacionais, formando-se uma equipe mais eficiente para a urgente criação da vacina. Não menos importante para a erradicação da ameaça desse vírus, se tem a disponibilidade extra de informação sobre cuidados, sintomas e tratamentos, assim mobilizando também a população.
Comentários do corretor
* Este "a" seria craseado se doenças estivesse no singular. Como não está, ou tira-se a crase ou escreve-se "às doenças", mas nesse caso seria necessário uma especificação de quais seriam essas, o que não vem ao caso já que trata-se de coenças em geral.
** Também não se usa crase em casos de substantivos masculinos, já que a crase é a junção da preposição "a" com o artigo definido "a".
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras e a pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |