O mosquito é um animal que pode ter seu tamanho considerado desprezível em relação a qualquer humano, porém no caso do Aedes Aegypti, mesmo tendo pequeno porte(,) carrega consigo três grandes perigosos vírus. E é por ter tamanho inferior, que sua picada na maioria das vezes passam despercebidas
Além da dengue, outro vírus começou a alarmar os brasileiros, principalmente no final de 2015(,) onde e resultou com em mais de 1,5 milhão de contágios desde abril, mês no qual foi identificado o Zika vírus pela primeira vez no país. Descoberto em 1947, na floresta Zika, em Uganda (daí o seu nome), o vírus tem ganhado grande ênfase, ainda mais por ter sua relação confirmada com a microcefalia, doença na qual o bebê nasce com o cérebro menor que o normal.
As campanhas comandadas pelo médico Oswalvo Cruz, conseguiu conseguiram, na década de 1950 1850(,) extinguir o mosquito, porém(,) cento de doze anos depois desse combate, o país ainda é refém desse inseto de menos de 1 cm. Ao contrário da população(,) o Aedes continuou persistente(,) dando origem a outra incógnita para ser estudada: o Zika vírus.
No momento os pesquisadores descartam a hipótese de exterminação do mosquito, mas sim manter não a possibilidade de manter sob controle seu número. Assim, fica mais nítida a importância que deve ser atribuída sobre a à causa. Tanto que a presidenta Dilma Rousseff citou como prioridade deste ano para o governo as ações de combate ao mosquito.
Porém(,) isso não deve ser prioridade apenas do governo, e sim da população em geral, afinal o mosquito não tem restrição sobre suas vítimas, o que torna todos nós seus reféns. Mesmo sendo clichê, a melhor forma de combater é não deixar água parada, gesto simples e fácil,mas a falta dele acarretou grandes consequências. Nada melhor do que cortar o mal pela raiz, já temos consciência do transmissor do Zika e noções básicas pro para o seu combate(,) só falta fazermos disso prioridade!
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |