Zika vírus, uma preocupação de todos - Banco de redações


Zika vírus: contextualização, consequências e combate

Enviada em: 04/02/2016

Status:

Corrigida
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Desde as grandes navegações no século XV e XVI, a regiões onde que não* apresentavam certas doenças(,) a exemplos, como por exemplo rubéola, catapora, sarampo e etc. (,) contaminações tornaram-se realidade e, no descobrimento do Brasil em 1500, não foi diferente; (.) parasitas não regionais, como: piolhos, vírus e bactérias, vieram com os colonizadores portugueses. Hoje, quando se fala em novas moléstias - como febre Chikungunya e Zika, doenças causadas por um único vetor, o mosquito Aedes Aegypti; e que possuem uma origem. O falado Zika, chegou ao Brasil na Copa do Mundo  de 2014, daí, agravos vêm mobilizando órgãos nacionais e internacionais. Logo, para tal negativa crescente, soluções precisam existir.

Diante dessas informações, há a necesidade em saber os perigos do vírus causador dessa infermidade enfermidade. Pois bem, segundo jornais científicos e noticiários televisivos, a resposta recente para a microcefalia em bebês tem algo em relação com o vírus; (,) gerando debates às quais sobre as proporções da ação do zika vírus o sujeito aqui pode afetar no organismo humano. Dessa maneira, portanto, a população deve tomar conhecimento e adentrar com mais persistência ao no combate do ao mosquito transmissor. Mas, acrescentando, tem-se notado uma insuficiência em ações, talvez, devido (a) alguns panoranas panoramas históricos do Brasil.

Pelo explicitado acima, historicamente o país não viveu um caos assolador e catastrófico por doenças, como na Europa nos tempos medievais. Nesse raciocínio, muitos brasileiros ausentam atenções primárias não dão a devida atenção a cerca a desse atual momento, achando que o perigo acontece apenas com outros em volta; pois culturalmente, o nativo coloca-se num “achismo” social. Além disso, o país está deficiente educacionalmente, onde as disciplinas reflexivas – sociologia e filosofia, agora que estão vinculando sendo vinculadas à grande grade pedagógica de forma mais abrangente. No entanto, afetou uma construção da sensibilidade social-coletiva. E, para desgastar ainda mais, a corrupção, crise econômica e desemprego afetam qualquer projeto nacional.

Para tanto Diante dos fatos, a Organização Mundial da Saúde – OMS, ONU, e outros países estrangeiros, estão tramitanto discutindo responsabilidades a respeito, uma ressalva já ponderável. Porém, precisam agir sem segundas intenções, deixando a “politicagem” de lado, buscado apenas pela saúde global. Com tudo isso, há a força individual nesse programa de extermínio da doença.

Comentários do corretor


* As regiões apresentavam ou não as doenças? Trecho confuso, mal elaborado. A introdução exige um cuidado especial em sua escrita, uma vez que ela tende a dar o tom do texto e pode definir se o leitor quer continuar lendo-o ou não.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à regência dos verbos e à coesão e coerência no emprego de alguns termos.

É notável que o texto busca uma linguagem mais formal que o comum, mas há confusão com o uso de certos termos e verbos que, apesar de soarem "refinados", não fazem sentido no contexto. Opte por um texto mais simples, porém mais coerente e claro.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente