Recentemente um surto de microcefalia em recém-nascidos gerou a descoberta do vírus Zika(,) o causador da doença ,causando preocupação para a sociedade e autoridades do mundo todo, (.) a transmissão é pelo mosquito Aedes Aegypti(,) que transmite também a dengue e a febre da Chinkungunya.
O Brasil é o país mais afetado pelo vírus, principalmente na região nordeste(,) onde o número de bebês com microcefalia cresce cada vez mais , deixando gestantes com poucas informações e despreparo para cuidar de crianças especiais .
O combate está sendo feito por todo o país pelo governo e militares das forças armadas, distribuindo panfletos para (a) população e visitas frequentemente nas residências nos bairros onde a há mais focos do mosquito, porém(,) mesmo com as orientações e diversas informações sobre o Aedes Aegypti(,) ainda é possível observar água parada em locais abertos .
Portanto, com mais avanços na medicina seria possível uma nova vacina distribuída gratuitamente contra o vírus e unidades de saúde básica distribuem devem distribuir repelentes para mulheres gestantes de baixa renda para evitar o contato com o vírus.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavrase à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto é possível desenvolver uma discussão um pouco mais aprofundada e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |