A Dengue, o Chikungunya, a Febre Amarela e a Febre Zika são transmitidos transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes Aegypt. O último A última, no ano de 2015, proliferou-se, rapidamente, fato que deixou em alerta autoridades da saúde, inclusive a OMS (Organização Mundial da Saúde). Por proporcionar inúmeras complicações para o ser humano, está sendo o centro de pesquisas e estudos para, ao menos, obter algum controle.
O vírus da Zika acarreta uma série de fatores, entre eles: febre, manchas vermelhas e dores nas articulações. Um dos maiores problemas é na contaminação de gestantes, pois tem grande relação com a microcefalia nos fetos. O contágio, acelerado, causa preocupação a à população, como a possibilidade de transmissão do vírus por relação sexual.
Existe uma certa urgência em formas preventivas para inibir uma maior contaminação populacional. Uma das medidas é evitar qualquer circunstância favorável para a deposição dos ovos do mosquito. É a mais eficaz, porém não há colaboração de toda a população.
Cientistas estudam uma vacina que possa imunizar um maior número de pessoas, e baseado em outros estudos, tentam desenvolver um mosquito modificado do Aedes Aegypt capaz de prejudicar seu próprio ciclo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, porém é possível desenvolver uma conclusão mais bem trabalhada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |