A identificação do Zika vírus ocorreu em 1947, na África, como um agente causador de uma doença branda, caracterizada por manchas vermelhas, febre e dor de cabeça. No Brasil, em 2015, ocorreram os primeiros registros de microcefalia em associação a esse patógeno, e, em um curto espaço de tempo, observou-se uma rápida proliferação da doença , viabilizada pelos hábitos urbanos e hematófagos do transmissor e pelo fato de que as larvas de fêmeas contaminadas já eclodem portando o vírus(,) além do possível potencial estudado pela Fiocruz de contaminação pela saliva e urina.
Porém, conforme Maquiavel, mesmo situações importunas como essa podem ser solucionadas caso o governante seja dotado da “Virtú”, habilidade de contornar as ocasiões adversas. A falta de suporte hospitalar público e a incapacidade de controle, não apenas federal , mas também regional das áreas endêmicas do Zika vírus, com a permanência de um discurso contrário a à gravidez sem o fornecimento de suporte para os casos de gravidez inesperada, como a possibilidade de aborto, intensificam o desconforto social da doença. A própria legislação deve ser revista, pois dificulta a troca de material genético e, logo, a cooperação internacional no estudo da epidemia .
Portanto, fica claro que a perturbação social gerada pelo Zika Vírus relaciona-se a à falta de medidas de combate ao Aedes aegypti e apoio aos infectados pela doença . Dessa forma, o controle físico, com a eliminação dos criadouros do mosquito , (;) biológico ,com a introdução de machos com descendentes inférteis , (;) e químico , com a difusão de inseticidas ,deve ser executado pelo Governo em associação com escolas e universidades. A Secretaria de Saúde deve ampliar o suporte hospitalar a gestantes portadoras do vírus por meio da ampliação do acesso frequente a ultrassons. Cabe ao Congresso Nacional a regulamentação do intercâmbio de materiais para estudos da doença e do aborto no caso de gravidez com risco de microcefalia, como um direito reprodutivo defendido pelo comissário da ONU Ra’ad Al Hussein.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego da crase.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e com argumentação concreta e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |