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Zika vírus: contextualização, consequências e combate

Enviada em: 10/02/2016

Status:

Corrigida
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É fato que, quando grávidas, as fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes vão buscar nutrientes no sangue animal, sobretudo o dos humanos, uma vez que são insetos típicos de regiões urbanas. Na picada, estas fêmeas transmitem diferentes tipos de vírus, sendo um deles o chamado de Zika. Ora, se o comportamento do vetor transmissor e os riscos causados pela doença são conhecidos, é uma imaturidade a ineficiência de movimentos governamentais para erradicar a problemática.

Nesse sentido, é necessário convocar toda a população para o combate da à doença. Isso pode ser feito não só por propagandas que ensinem a eliminar os locais de reprodução do mosquito transmissor, mas também pelo aumento de visitas de agentes de saúde durante todo o ano. Logo, é preciso elaborar planos de avaliação de casas por todo o Brasil, incentivando a aplicação de multas aos moradores que não seguirem aas recomendações indicadas.

Ademais, as consequências do trazidas pelo vírus devem ser expostas à sociedade. Além das descobertas de transmissão sexual e pela saliva, os sintomas de quem está infectado pelo Zika vírus devem ser bem esclarecidos, estimulando a ida ao médico para conseguir um tratamento adequado e a busca de uma possível microcefalia em fetos de mulheres gestantes, para que já preparem uma medicação ao recém-nascido.

Por outro lado, observa-se nessa situação uma oportunidade para desenvolver a ciência médica nacional. Assim como o Instituto Butantan já está desenvolvendo uma vacina contra a dengue, outros cientistas brasileiros também poderiam explorar essa área e desenvolver um método de imunização ativa contra o Zika, ao invés de importar essa medicação de outros países.

Portanto, a prevenção do Zika segue as mesmas diretrizes das outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ou seja, impedir a reprodução do inseto através da eliminação de focos de água parada. Isso deve ser ensinado desde cedo para as crianças (por meio da educação ambiental nas escolas) e pela persistência de levar estes conhecimentos científicos a toda população.

Comentários do corretor


Atenção ao emprego da crase e à regência nominal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente