É fato que, quando grávidas, as fêmeas dos mosquitos do gênero Aedes vão buscar nutrientes no sangue animal, sobretudo o dos humanos, uma vez que são insetos típicos de regiões urbanas. Na picada, estas fêmeas transmitem diferentes tipos de vírus, sendo um deles o chamado de Zika. Ora, se o comportamento do vetor transmissor e os riscos causados pela doença são conhecidos, é uma imaturidade a ineficiência de movimentos governamentais para erradicar a problemática.
Nesse sentido, é necessário convocar toda a população para o combate da à doença. Isso pode ser feito não só por propagandas que ensinem a eliminar os locais de reprodução do mosquito transmissor, mas também pelo aumento de visitas de agentes de saúde durante todo o ano. Logo, é preciso elaborar planos de avaliação de casas por todo o Brasil, incentivando a aplicação de multas aos moradores que não seguirem aas recomendações indicadas.
Ademais, as consequências do trazidas pelo vírus devem ser expostas à sociedade. Além das descobertas de transmissão sexual e pela saliva, os sintomas de quem está infectado pelo Zika vírus devem ser bem esclarecidos, estimulando a ida ao médico para conseguir um tratamento adequado e a busca de uma possível microcefalia em fetos de mulheres gestantes, para que já preparem uma medicação ao recém-nascido.
Por outro lado, observa-se nessa situação uma oportunidade para desenvolver a ciência médica nacional. Assim como o Instituto Butantan já está desenvolvendo uma vacina contra a dengue, outros cientistas brasileiros também poderiam explorar essa área e desenvolver um método de imunização ativa contra o Zika, ao invés de importar essa medicação de outros países.
Portanto, a prevenção do Zika segue as mesmas diretrizes das outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ou seja, impedir a reprodução do inseto através da eliminação de focos de água parada. Isso deve ser ensinado desde cedo para as crianças (por meio da educação ambiental nas escolas) e pela persistência de levar estes conhecimentos científicos a toda população.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e à regência nominal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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