Dengue. Chikungunya. Zika. O Aedes Aegypti tornou-se uma ameaça global nos últimos anos. Desde então, países afetados lutam por métodos que, inicialmente, minimizem essa grande ameaça. Nesse contexto, é de suma importância que as autoridades dos países afetados invistam em pesquisas favoráveis ao combate do mosquito, assim como a população tome precauções que evitem a criação do inseto, pois, do contrário, o número de vítimas será cada vez mais crescente.
Em primeiro lugar, é possível diminuir a transmissão do vírus com atitudes simples dos próprios moradores. Água parada em pneus ou bebedouros a céu aberto são ambientes propícios ao início do ciclo de vida do mosquito Aedes, o principal vetor da dengue e Zika. Além disso, a falta de planejamento dos casais está colocando em risco a vida de seus filhos já que em pleno surto de tal vírus, esse momento não seria ideal para se ter um bebê*. Sendo assim, o descuido de cada morador é uma chance a mais para a epidemia, assim como a vontade precipitada de se ter um filho num momento inadequado contribui para os casos de microcefalia.
Em segundo lugar, é imprescindível que os países estejam em parcerias para que o combate ao mosquito esteja mais reforçado. A própria presidente Dilma Rousseff já confirmou parceria com o presidente norte americano Barack Obama no que diz respeito ao desenvolvimento de vacinas que possam liberar anticorpos da doença. Além disso, o Brasil já está usando um método criado pelos Estados Unidos, no qual consiste em liberar pelo meio ambiente mosquitos geneticamente modificados que acabam anulando o vírus no momento da relação sexual com a fêmea. Logo, esse constante contato entre países favorece num rápido combate ao vírus.
Dessa forma, é necessária a participação da população e das autoridades para um resultado mais eficaz. Atitudes tão divulgadas pela mídia como não deixar água parada em vasos de plantas, pneus e caixas d’água devem ser levadas muito a sério(,) já que o ambiente em que o inseto se desenvolve deve ser o principal alvo de combate. Além disso, usar preservativos durante a relação sexual e repelentes podem evitar o aumento de casos da microcefalia. No mais, o investimento de países em pesquisas voltadas ao extermínio do vírus de forma compartilhada e unida reforçará ainda mais a possível e tão esperada extinção dos vírus causadores dos surtos, principalmente, a do Zika vírus.
Comentários do corretor
* Por quê? É preciso explicar ao leitor essa relação, que até então ainda não tinha sido trabalhada no texto. Não se deve partir do pressuposto de que o leitor já sabe de tudo a respeito da Zika. A ideia é justamente explorar essas informações no texto.
Atenção à pontuação, à regência verbal e uso de preposiçõese à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |