O mosquito Aedes Aegypti é o responsável pela transmissão do vírus de três doenças perigosas no Brasil: a dengue, a zika e a chikungunya. O surto das doenças se intensificou no ano de 2015 e o governo declarou o alerta de emergência para a população.
A grande causa para a proliferação das doenças é o acúmulo de água parada em recipientes, que se tornam lugares propícios para o desenvolvimento da larva que dá origem ao mosquito transmissor. Munido desta informação, o governo investiu em propagandas e campanhas de conscientização para a população. Além disso, mutirões foram acionados para inspecionar casas e distribuir panfletos aos moradores.
A maior preocupação atualmente deve-se ao fato do vírus da zika transmitir ocasionar a doença chamada microcefalia, que causa a má formação do cérebro em fetos durante a gestação. Dessa forma, apesar dos esforços realizados pelo governo no combate preventivo da doença, diversas gestantes foram contaminadas pelo vírus e deram à luz a seus filhos portadores da doença, a maioria nos estados do Nordeste. A descoberta do vírus em questão aconteceu recentemente, dessa forma, estudos ainda estão sendo feitos para descobrir mais a respeito da relação entre a microcefalia e o zika, (.) entretanto, os informativos passados pelo governo dão o alerta às gestantes que se protejam ao máximo da picada do mosquito.
Apesar dos esforços do governo em campanhas e investimentos na geração de vacinas, o maior responsável pelo combate ao mosquito é o cidadão brasileiro, que deve atentar-se para os possíveis lugares de foco em suas residências. Assim, em ações conjuntas, governo e cidadãos podem reduzir a incidência dos casos das doenças.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego coerente de termos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, com informações pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |