O DESAFIO DA ADAPTAÇÃO - Banco de redações


Zika vírus: contextualização, consequências e combate

Enviada em: 06/02/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Observa-se que o Planeta Terra está em alerta em relação ao possível surto generalizado de Zica Zika Vírus. Segundo pesquisas(,) realizadas o Zica Zika vírus surgiu no Continente Africano em meados dos anos de 1947. Tal vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, (.) atualmente, a OMS (Organização Mundial de Saúde), tem buscado medidas para bloquear o avanço do vírus, pois pesquisas preliminares apontam que o contato de mulheres grávidas com este inseto causa Microcefalia nos fetos em formação. Neste sentido(,) é de suma importância estudar e combater com eficiência o avanço desta nova Pandemia, pois já dizia Abílio Guerra Junqueiro: ‘’ A felicidade consiste em três pontos: trabalho, paz e saúde’’.

Ao longo da História da humanidade várias doenças causaram morte de milhares de pessoas, por exemplo, Peste Bubônica (conhecida como Peste Negra(,) que ocorreu durante a Baixa Idade Média), Gripe de Hong Kong (1968-1969), H1N1 (Cujo nome popular é Gripe Suína e teve seu auge no ano de 2009), Poliomielite (Conhecida como Paralisia Infantil), entre inúmeras doenças que propagaram instabilidade emocional na população mundial. Similarmente(,) esta nova doença causada pelo Aedes aegypti tem grande probabilidade de se tornar uma das maiores Pandemias do século XXI, visto que o número de recém - nascidos com Microcefalia aumenta a cada dia. Além de que disso, é perceptível o avanço das áreas afetadas pelo mosquito, nos dias atuais, (.) grande parte da América Latina tem casos constatados de contágio por este organismo. Levando-se em consideração este cenário, as entidades internacionais estão drasticamente preocupadas com os países de grande densidade populacional, por exemplo, países da África e Ásia, já que se ocorrer à a contaminação será uma catástrofe na área da saúde, levando milhões de indivíduos a óbito*.   

No meio de tantas incertezas e dúvidas, surge uma pergunta importantíssima: Quais quais são os danos causados pela Microcefalia nos recém - nascidos e como se identifica?  Tal doença é caracterizada pelo tamanho reduzido da cabeça do recém - nascido e os danos produzidos por essa anomalia são: dificuldade de locomoção, atraso mental, problemas com o desenvolvimento da fala e até mesmo dificuldades em realizar tarefas simples, por exemplo, tomar banho e comer, entre outras. Esses motivos contribuíram para o aumento do temor na população dos países afetados.

Em consequência deste possível surto(,) várias pesquisas estão sendo realizadas para combater a progressão do vírus na população, tais como: observação dos casos de Microcefalia constatados, e elaboração de futuras vacinas e bancos de pesquisa em parceria com outros países, (.) exemplo disso é o Brasil e Estados Unidos que(,) juntos(,) estão iniciando um processo avançado de pesquisa sobre tal enfermidade. Analogamente, o Governo Federal em parceria com a população está tentando eliminar o atual cenário de contágio com a fiscalização contínua e propagandas de conscientização, pois o perigo está na falta de coletividade da população, visto que o melhor meio para combater a proliferação é fiscalizando os focos de água parada nas residências.

Segundo Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, (.) o pensamento central desta frase é adaptação do homem em diferentes realidades, sabemos que o atual contexto da saúde no Brasil é preocupante, dessa forma é importantíssimo promover a adaptação e o convívio saudável entre Sociedade e Estado, pois isso irá garantir o sucesso na erradicação deste novo vírus no país, porque, geograficamente o Brasil é vulnerável, pelo fator climático que contribui na disseminação.

Destarte, torna-se evidente que o atual contexto da saúde no Brasil e no Mundo é instável e perturbador, dessa forma é imprescindível que a população se conscientize e lute para erradicar esse mosquito transmissor das doenças, Dengue, Febre Chikunguya e Zica Zika vírus. Desta maneira, o mundo ficará mais tranquilo, pois como dizia Platão: ‘’ O mais importante não é viver, mas viver bem’’. 

Comentários do corretor


* Os sintomas da doença causada pelo Zika vírus costumam ser brandos e dificilmente levam à morte. Esta afirmação é um tanto catastrófica diante dos fatos. Pesquise.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e de pronomes relativos e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, no entanto há dados questionáveis. A argumentação poderia ter sido totalmente embasada em informações concretas e já comprovadas, pois o texto argumentativo não dá espaço para suposições. Também é possível tratar o tema de forma mais objetiva.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente