O Aedes Aegypti é um conhecido de longa data da população brasileira, seu primeiro contato urbano no Brasil ocorreu em Pernambuco no século XVII, com a então conhecida febre amarela. Desde então, milhares de casos foram registrados e novos vírus, descendentes do mesmo hospedeiro, foram descobertos. Assim, pode ser considerado pode-se considerar que os métodos utilizados para extinguir o vetor não são de total eficácia.
Atualmente a América Latina declarou guerra contra o mosquito devido à nova epidemia que já registrou milhares de casos desde 2015, incluindo diversas fatalidades. No Brasil está sendo investigada a associação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia, uma anomalia que causa redução da circunferência craniana do bebê. Logo, o país entrou em estado de alerta e está mobilizando uma campanha nacional contra o mosquito vetor, que além de transmitir a conhecida dengue e a Zika, também é o transmissor da Chikungunya.
Embora, o Aedes aegypti não seja novidade para (a) população(,) ainda existe certa relutância em seguir as instruções que diariamente estampam panfletos e comerciais. A sociedade deve ter consciência dos riscos, por isso, é essencial que órgãos públicos continuem a esclarecer para a população da importância de eliminar o mosquito.
Portanto, podemos concluir que o Governo deve investir em pesquisas que busquem uma solução para prejudicar a transmissão de doenças pelo Aedes e deve continuar a investir em programas de conscientização(,) como publicidade em canais abertos que informem formas de exterminar o mosquito e os perigos que ele transmite. Além disso, é importante ressaltar que o governo não é capaz de agir sozinho, depende diretamente da sociedade como um todo na luta contra o Aedes aegypti. Dessa forma, a população deve estar atenta e manter todos os cuidados indicados. O Brasil deve estar preparado e unido para que(,) assim, possamos nos livrar desse mosquito que apavora por séculos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego de preposições e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando informações pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |