Acabou Acabaram todas as prorrogações possíveis e imagináveis com a expectativa de explosão pandêmica do Zika vírus. Todos devem se unir no combate e extinção desta doença transmitida pelo mosquito causando e que causa má formação em bebês recém-nascido.
Em vários Estados brasileiros foram confirmados casos de microcefalia, causados por picada do mosquito aedes aegypti, em gestantes. A pessoa adulta não sente dor muito intensa no período de início e fim dos sintomas(,) que são como: febre, dor de cabeça e dor no corpo, sendo facilmente aniquiladas com paracetamol, fornecida fornecido em postos de saúde.
Foi necessário chegar a à marca de 1,5 milhão de contágios no Brasil para motivar a atual presidente, a se manifestar, informando as ações promovidas pelo governo como a parceria com os Estados Unidos na criação de vacina e campanhas de eliminação do criadouro do mosquito. O trabalho de prevenção custa muito menos aos cofres públicos do que apagar um “incêndio” com esta proporção.
Cientistas descobriram que a fêmea aceita ser copulada uma única vez. Concluíram que a produção de mosquitos machos, com problemas genéticos, fertilizariam as fêmeas(,) e, delas nasceriam mosquitos incapazes de se reproduzir. Se o governo agir com essa tese(,) em breve o mosquito será extinto.
Diante do exposto(,) a doença pode ser controlada e minimizada pelo paracetamol(,) mas se infectar uma gestante o bebê terá poucas chances de levar uma vida normal. Mesmo a mais nobre parceria, sem a devida atenção, será onerosa aos cofres públicos por atrasos na criação da vacina. Se houver início imediato na criação de mosquitos geneticamente modificados(,) assim, a população brasileira terá tempo para conscientização e eliminação dos criadouros.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, utilizando dados relevantes sobre o assunto para a construção da argumentação e demonstrando conhecimento sobre a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |